Último dia. Veja os Destaques do 76º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia – 09 de setembro de 2023
No terceiro e último dia do Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, em Santa Catarina, os participantes tiveram a oportunidade de imergir em temas relevantes para a área de atuação, como novas tecnologias para tratamentos estéticos, cirurgia dermatológica e doenças de pele associadas a outras doenças. Abaixo, destacamos algumas das aulas em destaque:
1 – Laser e outras tecnologias:
O painel, coordenado pelos médicos Alexandre de Almeida Filippo e Vivian Barzi Loureiro, abordou a utilização do laser para tratamento de lesões vasculares faciais, poiquilodermia, melanoses solares e outras lesões pigmentares diferentes do melasma, e olheiras. A sessão trouxe ainda as novas tecnologias disponíveis para tratamentos estéticos faciais e corporais.
2 – Cirurgia cosmética e corretiva:
O Dr. Francisco Le Voci trouxe atualizações sobre transplante capilar e as novas técnicas utilizadas. Já a Dra. Bogdana Kadunc abordou as novidades nos peelings químicos. A palestra contou ainda com a demonstração de possibilidades de condução das cirurgias de orelha e a utilização do IPCA na condução de cicatrizes.
3 – Viroses emergentes:
O painel que abordou o tema viroses emergentes mostrou as dermatoviroses da atualidade, tais como doença mão-pé-boca, muito comum em bebês e crianças. O Dr. Omar Lupi apresentou algumas abordagens para herpes zoster em meio ao aumento do número de casos e reforçou a importância da vacinação como medida preventiva. A Dra. Regina Carneiro ofereceu uma visão atualizada sobre a Covid, trazendo dados mundiais sobre a doença após três anos da pandemia que impactou toda a população mundial. A especialista reforçou que as vacinas disponíveis no mercado são seguras: “Os efeitos colaterais que ocorrem também são observados em outros imunizantes. Precisamos continuar nos cuidando, pois o vírus tem uma capacidade enorme de mutação, mas mantendo o calendário vacinal atualizado a gente consegue produzir um número suficiente de anticorpos para combater esse vírus, mesmo em paciente imunossuprimidos” – destaca.
4 – Cabelos:
Os tratamentos para alopecia também estiveram presentes no último dia do Congresso, que abordou Dermatoscopia do couro cabeludo. O convidado internacional Jerry Shapiro, dos Estados Unidos, apresentou dispositivos de imagem para queda de cabelo. Em outro painel, especialistas debateram o manejo da alopecia aresta grave, além do uso de imunossupressores e dos IJAK.
5 – Canabidiol na dermatologia:
Na palestra sobre Canabidiol na dermatologia, foram apresentadas as indicações de utilização de medicamentos com essa substância na dermatologia, além de algumas pesquisas envolvendo o tema, ainda controverso na medicina. O Dr. Reinaldo Tovo Filho destacou que o canabidiol poderá ser usado na dermatologia para tratar pacientes com prurido, acne, dermatite atópica e queda de cabelo, entre outras dermatoses, mas que ainda são necessários estudos mais aprofundados das medicações e seus efeitos colaterais. Os remédios derivados do cannabis ainda não têm uso autorizado no Brasil e ainda estão em fase de estudos. O especialista do Hospital Sírio Libanês acredita que as pesquisas relacionadas ao uso do canabidiol na dermatologia devem avançar rapidamente nos próximos anos.
O evento termina sendo um sucesso de público, com mais de 3 mil médicos inscritos. Foram mais de 80 palestras em 3 dias de imersão e atualização nas diversas áreas que a dermatologia abrange. Além disso, foram apresentados cerca de 1.200 trabalhos científicos, que confirmam a qualidade da produção científica nacional.
Em 2024, o Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia será realizado em Natal, de 5 a 7 de setembro. Para outras informações, visite o site da SBD: www.sbd.org.br