Lipoaspiração Tumescente
O que é?
É uma técnica cirúrgica desenvolvida por cirurgiões dermatológicos na década de 1980 que revolucionou o procedimento de lipoaspiração. Usando anestesia local, pode remover, de forma segura e com êxito, os depósitos de gordura, com pouco desconforto, sem complicações e alcançando melhores resultados cosméticos. A lipoaspiração tumescente também surgiu como um tratamento eficaz para muitos acúmulos de gordura não cosméticos. É realizada em centro cirúrgico ambulatorial, sem a necessidade de internação.
O procedimento envolve injeção de uma solução nas áreas de depósitos de gordura excessivos. A injeção contém anestésico e adrenalina, que diminui os vasos capilares com o intuito de abrandar a perda de sangue. Uma pequena incisão é feita na pele e um microtubo ligado a um vácuo é inserido na camada de gordura. Usando movimentos de vaivém, a gordura é extraída pelo tubo para um sistema que irá armazená-la. Complicações que poderiam surgir por conta da anestesia geral são eliminadas nesse procedimento que usa a local. O paciente fica acordado e pode sinalizar eventuais problemas, além de acompanhar os resultados.
Quando realizada por um profissional qualificado, a lipoaspiração tumescente com anestesia local é um procedimento extremamente seguro, com poucos efeitos colaterais. Ela diminui irregularidades da pele, provoca menor sangramento e reduz hematomas. Não é destinada à perda de peso, pois é um procedimento de contorno. É utilizada em conjunto com exercício físicos e para a manutenção do peso ideal.
Indicação
Indicada para remover gordura indesejada de diferentes áreas do corpo. O que inclui rosto, pescoço, queixo, peito, costas, braços, abdômen, cintura, flancos (“pneuzinhos”), interior e exterior das coxas, nádegas, joelhos e tornozelos. Também é um tratamento eficaz para muitos acúmulos de gordura não cosméticos, como lipomas (tumores de gordura benignos) e ginecomastia (mamas masculinas), e usada para diminuir a transpiração nas axilas.