Teraderm Online 2020 se firma como um marco para a realização de eventos organizados pela SBD
O terceiro dia do Teraderm Online 2020, neste domingo (11/10), trouxe uma série de conhecimentos para os congressistas, oferecendo acesso a informações atualizadas em diferentes áreas. Mantendo a dinâmica de edições anteriores, com ampla participação por meio de perguntas encaminhadas pelo chat do evento, o encontro organizado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) avança para seu encerramento, na segunda-feira (12/10), mostrando que um novo paradigma na educação continuada foi estabelecido.
“Sem dúvida, a pandemia de Covid-19 nos obrigou a trilhar novos caminhos. No princípio, houve incertezas sobre como manter nossas atividades, em especial no campo da educação continuada. Porém, em poucos meses, aprendemos a lidar com a tecnologia e nos aproveitar dos benefícios que aporta. Após o fim dessa emergência epidemiológica, a SBD deve prosseguir mesclando os dois formatos – o tradicional e o digital -, valorizando as vantagens de cada um”, disse o presidente da entidade, Sérgio Palma.
Interesse – Se o formato online se mostrou eficiente, sobretudo com o investimento na qualidade da transmissão feito pela SBD, uma coisa é certa: o êxito do Teraderm se deve à sua programação diversificada e capaz de despertar o interesse de todos os participantes, como já ocorria nos eventos presenciais. O diretor financeiro da SBD, Egon Daxbacher, chama a atenção para o cuidado na montagem da grade de atividades. “Meses antes, começamos a pensar nesse evento. Para entregar o que o congressista espera, é preciso estar sensível e atento às demandas dos dermatologistas. Afinal, é aqui que eles encontram respostas para suas dúvidas”, disse.
Inovações e o aperfeiçoamento de técnicas em tratamentos em cosmiatria foram a tônica dos blocos sobre “Luz pulsada: pacientes, dermatoses e parâmetros ideais”; “Peelings: baixo custo, ótimos resultados”; e “Rejuvenescimento de colo e pescoço”. As abordagens, bem conduzidas pelos expositores convidados e coordenadores de mesa, trataram das questões sob a ótica da prática clínica.
Diagnóstico – Por sua vez, o exercício da dermatologia no diagnóstico de doenças alimentou os debates em outros blocos. Com a ajuda dos convidados, os congressistas foram confrontados com informações atualizadas nas seguintes mesas: “Abordagem de carcinomas em pacientes de alto risco cirúrgico”; “Fui chamada para avaliar um neonato no berçário… o que posso encontrar e como conduzir?”; e “Hanseníase e reações hansênicas: o que todo dermatologista precisa saber”.
Fechando a programação deste domingo, houve uma discussão em torno de um assunto que interessa a todos os profissionais, em especial aos que estão no início de sua trajetória profissional. Na mesa “Gestão do consultório: dificuldades do dia a dia”, os palestrantes apresentaram os dilemas relacionados à condução desse processo. Entre os pontos abordados, o despreparo para essa tarefa no processo de formação profissional e as dificuldades de conciliar o exercício da medicina com o papel de administrador e empreendedor.
Programação – Nesta segunda-feira (11/10), continua a programação proposta pelos coordenadores científicos do Teraderm: Clarisse Zaitz, Jayme de Oliveira Filho, John Veasey e Ricardo Shiratsu. A partir de 8h, ocorrerão os seguintes blocos: “Onicomicoses: o que vale a pena?”; “Como resolver as complicações de toxina botulínica”; “Alopécia androgenética – medicamentos, cosmecêuticos e procedimentos: qual escolher?”; “Fiz biópsia e veio melanoma… e agora?”; “Cistos e lipomas: avaliação pré-cirúrgica de potenciais riscos e resultados pós-cirúrgicos”; “Dress, síndrome de Stevens-Johnson e NET”; e “Infecções e infestações no paciente atópico”.
Um lembrete importante aos congressistas do Teraderm Online 2020: todo o conteúdo do evento ficará disponível para os inscritos por 60 dias, após sua realização. Ou seja, há a oportunidade de rever palestras e debates, inclusive de fazer uma nova visita aos estandes virtuais dos patrocinadores. De responsabilidade das empresas, eles dão acesso a vídeos, documentos e apresentação de novos produtos e equipamentos que podem ser úteis à prática clínica dermatológica.