No dia 14 de outubro, sexta-feira, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) prestará atendimento gratuito no evento Bem Estar Global, que acontece no Taguaparque, em Taguatinga, DF, das 8h às 14h. O projeto coloca à disposição do público serviços gratuitos de saúde. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Rede Globo, associações e sociedades médicas e odontológicas. Na tenda da Sociedade Brasileira de Dermatologia profissionais da área farão atendimento para avaliação e orientação sobre a psoríase, doença de pele que se caracteriza pela formação de manchas avermelhadas e descamativas que aparecem mais frequentemente nos joelhos, cotovelos, tronco e couro cabeludo.
O atendimento integra a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase que acontece durante todo o mês de outubro, e é promovido pela SBD. Estima-se que atualmente a psoríase afete cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil e 2% da população mundial. A Sociedade realizou recentemente uma pesquisa inédita na América do Sul, que mostra a variação da prevalência da doença nas regiões brasileiras, indo de 0,92% na região Norte a 1,88% na região Sudeste. Segundo Ricardo Romiti, dermatologista da USP e coordenador da pesquisa, até pouco tempo atrás não existiam dados consistentes quanto a prevalência da psoríase no Brasil. "Daí a idéia de realizarmos este estudo entrevistando pessoas em todas as capitais do Brasil quanto a presença ou não de psoríase nos lares brasileiros", afirma Romiti.
De acordo com Hélio Miot, dermatologista e coordenador da pesquisa e também professor da Unesp de Botucatu, foram explorados fatores que pudessem explicar a grande variabilidade de prevalências constatada entre as capitas das diversas regiões brasileiras.
"Concluímos que a proporção de ancestralidade europeia, a menor incidência solar e a maior densidade de dermatologistas são elementos que se associaram à maior prevalência em algumas capitais", explica.