Sociedade Brasileira de Dermatologia presta atendimento gratuito no Bem Estar Global de Brasília, no Taguaparque



Sociedade Brasileira de Dermatologia presta atendimento gratuito no Bem Estar Global de Brasília, no Taguaparque

11 de outubro de 2016 0

No dia 14 de outubro, sexta-feira, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) prestará atendimento gratuito no evento Bem Estar Global, que acontece no Taguaparque, em Taguatinga, DF, das 8h às 14h. O projeto coloca à disposição do público serviços gratuitos de saúde. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Rede Globo, associações e sociedades médicas e odontológicas. Na tenda da Sociedade Brasileira de Dermatologia profissionais da área farão atendimento para avaliação e orientação sobre a psoríase, doença de pele que se caracteriza pela formação de manchas avermelhadas e descamativas que aparecem mais frequentemente nos joelhos, cotovelos, tronco e couro cabeludo.

O atendimento integra a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase que acontece durante todo o mês de outubro, e é promovido pela SBD. Estima-se que atualmente a psoríase afete cerca de 5 milhões de pessoas no Brasil e 2% da população mundial. A Sociedade realizou recentemente uma pesquisa inédita na América do Sul, que mostra a variação da prevalência da doença nas regiões brasileiras, indo de 0,92% na região Norte a 1,88% na região Sudeste. Segundo Ricardo Romiti, dermatologista da USP e coordenador da pesquisa, até pouco tempo atrás não existiam dados consistentes quanto a prevalência da psoríase no Brasil. "Daí a idéia de realizarmos este estudo entrevistando pessoas em todas as capitais do Brasil quanto a presença ou não de psoríase nos lares brasileiros", afirma Romiti.

De acordo com Hélio Miot, dermatologista e coordenador da pesquisa e também professor da Unesp de Botucatu, foram explorados fatores que pudessem explicar a grande variabilidade de prevalências constatada entre as capitas das diversas regiões brasileiras.

"Concluímos que a proporção de ancestralidade europeia, a menor incidência solar e a maior densidade de dermatologistas são elementos que se associaram à maior prevalência em algumas capitais", explica.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados