SBDcast desta semana debate tratamento do campo de cancerização
Após o tratamento do câncer de pele, a área vizinha ao tumor eliminado também dever ser alvo de investidas terapêuticas para evitar o surgimento de novas neoplasias na região. O assunto, denominado cientificamente como “Tratamento do campo de cancerização”, é o tema apresentado nesta semana pelo SBDcast, novo canal de conhecimento, ciência e informação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
Para compartilhar experiências e elucidar dúvidas a respeito do tópico, o especialista convocado para esta edição do SBDcast é o professor adjunto de Dermatologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e coordenador do Departamento de Oncologia da SBD, Renato Marchiori Bakos. Já a moderação do programa fica a cargo do professor associado da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e tesoureiro da SBD, Carlos Barcaui.
“Do ponto de vista clínico, o campo de cancerização se caracteriza obviamente pela potencial presença de tumores na região de onde se extraiu o câncer e pela existência de múltiplas ceratoses actínicas, constituídas por um agrupamento de células displásicas em grande quantidade”, afirma o convidado.
Segundo também pontua, o objetivo do tratamento dessa área é reduzir os riscos de evolução para um quadro de carcinoma espinocelular. No entanto, uma conversa clara e informativa deve ser estabelecida com o paciente, uma vez que o desenvolvimento desse tipo de câncer é proporcionalmente raro.
“Quando há indicação para realizar o manejo do campo de cancerização, existem diversas opções de substâncias comercializadas no Brasil, como o 5-fluorouracil e o imiquimod, que tratam as manifestações dessa região com graus de resposta efetivos. De todo modo, a escolha terapêutica também dependerá da disponibilidade e de outros fatores que devem ser avaliados junto a cada paciente”, adianta Renato Bakos.
O projeto – Lançado em fevereiro deste ano, o SBDcast é uma iniciativa desenvolvida pela Gestão 2021-2022 da SBD, que traz semanalmente exposições de experts sobre assuntos de interesse dos dermatologistas brasileiros. O programa é exclusivo para os associados e pode ser acessado por meio do site ou aplicativo da entidade. Confira!