Com objetivo de fomentar o debate entre os diversos setores da sociedade e contribuir para que os pacientes com psoríase possam ter acesso igualitário aos tratamentos e a informações completas sobre a doença, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) lança a Campanha Nacional de Psoríase 2017. A importância do acompanhamento de um médico dermatologista é lembrada nas diferentes ações que serão divulgadas em outubro, mês de conscientização da doença, cuja data mundial é lembrada no dia 29.
Para tanto, a estratégia de comunicação foi focada nos 5 milhões de brasileiros portadores da doença que, durante todo o mês, serão alertados sobre o tema por meio de reportagens aqui no site da SBD, de cards e posts nas redes sociais (Facebook e Instagram), assim como na Agência de Radioweb e anúncios impressos, sempre usando a hashtag #PsoriasetemTratamento.
As peças pedem o fim do preconceito e mostram que a vida do paciente pode ser melhor a cada dia, com o tratamento adequado e controle da doença por meio de diversas atitudes, como ter hábitos saudáveis; buscar informações e assistência com o médico especialista, que será o profissional capaz de indicar o melhor medicamento para tratamento da doença, evitando assim, sofrimentos físico e psicológico; entre outros assuntos. A doença é sistêmica, inflamatória e não contagiosa. Ainda não tem cura, podendo apresentar momentos de melhora e piora, e a desinformação pode afetar o paciente nos âmbitos pessoal, emocional e social.
Para ampliar o alcance da campanha, a SBD firmou uma importante parceria com os canais digitais do Dr. Drauzio Varella. Os dermatologistas Ricardo Romiti (professor do Departamento de Dermatologia da USP e especialista em psoríase) e Caio César Silva de Castro (coordenador da Campanha de Psoríase da SBD e professor adjunto de medicina da PUC-PR) serão porta-vozes da Sociedade nas entrevistas, dando origem a conteúdo exclusivo sobre psoríase, que será disponibilizado no site do Dr. Drauzio e a vídeos em que são respondidas cinco perguntas sobre um determinado tema relativo à doença. O material também poderá ser consultado no Facebook e YouTube do Dr. Drauzio.
Seminário "Novas perspectivas terapêuticas revolucionado a dermatologia" da Folha de S. Paulo
O início da campanha nas redes sociais ocorreu no dia 2 de outubro, com a publicação do vídeo sobre mitos e verdades da psoríase. A primeira ação em público foi realizada durante Bem Estar Global, no dia 6 de outubro, em Brasília. Aproximadamente 400 pacientes receberam atendimento e orientações de dermatologistas da SBD especialistas na doença, além de folhetos explicativos contendo os principais sintomas e causas da psoríase.
Ainda no mês de outubro, será realizado pela Folha de S. Paulo, o Seminário “Novas perspectivas terapêuticas revolucionado a dermatologia“, com a participação inédita de membros da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) atuantes na área da psoríase. Gratuito, o debate ocorrerá no dia 26 de outubro, no Rooftop 5 & Centro de Convenções (Rua dos Coropés, 88, Pinheiros, em São Paulo).
“A SBD reconhece a importância da evolução das mídias na era digital e são muito bem-vindas as parcerias com novos canais, como o site e o YouTube do Dr. Drauzio Varella e Seminário da Folha de S. Paulo, com participação inédita da SBD. Este encontro discutirá temas atuais na nossa especialidade, com inserções ao vivo nas redes sociais e no site da Sociedade. Também vai ganhar destaque em caderno especial impresso deste jornal, impactando um número considerável de pessoas", ressalta o coordenador da Campanha de Psoríase da SBD, Caio de Castro.
Em breve, mais informações sobre o evento, bem como a programação completa, serão disponibilizadas no site http://eventos.folha.uol.com.br/.