SBD mobiliza empresas e entidades parceiras para arrecadação de donativos às vítimas das enchentes na Bahia
Como forma de apoiar o socorro às vítimas das enchentes que atingiram vários municípios do sul do Estado da Bahia, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) anunciou sua adesão à campanha de arrecadação de donativos para atender a população afetada que está sendo coordenada por entidades médicas locais. Em ofício enviado na quinta-feira (30), a SBD informa que contribuirá com a ação sob responsabilidade da Associação Bahiana de Medicina (ABM), do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb) e do Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed).
Para tanto, a SBD pretende sensibilizar empresas que atuam no segmento farmacêutico para que doem insumos e produtos que estão sendo distribuídos entre as vítimas das cheias. Neste primeiro momento, o foco é a arrecadação de água mineral, alimentos não perecíveis e materiais de higiene e limpeza. O esforço conta com o suporte das Regionais da SBD, sobretudo da SBD-Regional Bahia, que por meio de sua presidente, Ana Lísia Nascimento Giudice, capitaneou a mobilização.
“Acreditamos que a solidariedade expressa pelo povo brasileiro, assim como por meio de instituições públicas, empresas e grupos organizados da sociedade, será fundamental para superação desse momento”, pontuou o presidente da SBD, Mauro Enokihara. Ele ressaltou que os dermatologistas brasileiros se colocam à disposição para auxiliar as vítimas desta tragédia.
Doações – Toda a entrega dos donativos será acompanhada pela SBD, por meio de sua regional na Bahia. Em agradecimento às entidades e empresas apoiadoras da campanha, as doações serão divulgadas aos dermatologistas e à população em geral. Os interessados em participar da ação podem encaminhar os donativos aos seguintes endereços:
ABM – Rua Baependi, 162, Ondina, Salvador. Horário: de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Antigo Clube dos Médicos – Av. Dom Eugênio Sales, s/n, Boca do Rio, Salvador. Horário: de segunda a sábado, das 8h às 18h.
CREMEB – Rua. Guadalajara, 175, Barra, Salvador. Horário: a partir do dia 3 de janeiro, de segunda a sábado, das 8h às 17h.
SINDIMED – Rua Macapá, 241, Ondina, Salvador. Horário: a partir do dia 3 de janeiro, de segunda a sábado, das 8h às 17h.
Depósitos – Até o momento não está prevista a arrecadação de recursos em dinheiro dentro desta campanha. A SBD aguarda a abertura de uma conta oficial para o recebimento dos depósitos. Segundo o Conselho Regional de Medicina da Bahia, este processo está sendo articulado junto ao Governo do Estado. Assim que os dados estiverem disponíveis, serão repassados a todos os associados.
A Defesa Civil da Bahia contabilizava, na quinta-feira (30), 24 mortes por conta das enchentes. O total de desabrigados já era de 37.324, além de 53.934 de desalojados. O número de atingidos passa de 629.000 pessoas. Dos 141 municípios afetados pelas chuvas, 132 declararam situação de emergência.