Dúvidas sobre como divulgar seu trabalho nas redes sociais e se portar em entrevistas na imprensa são comuns para muitos médicos. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) preparou uma cartilha com dicas práticas sobre como dar visibilidade à sua atuação profissional sem desrespeitar as regras da Resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM) sobre o tema.
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O lançamento do documento ocorreu durante o Conexão SBD Especial, realizado no sábado (24), cujo tema foi “Fronteiras da publicidade médica”. Na cartilha, são apresentadas orientações simples e objetivas para os especialistas sobre temas como, relacionamento com os jornalistas, divulgação de habilidades, anúncio de equipamentos e exibição de fotos na internet.
Divulgação – Segundo Geraldo Magela Magalhães, 1º secretário da SBD e responsável pelo Conexão Especial, as redes sociais têm sido uma das principais formas de divulgação do trabalho médico e, por isso, devem ser usadas de forma cautelosa, seguindo padrões éticos para evitar abusos e preservar a credibilidade da medicina e dos médicos.
“De tempos em tempos, surge uma nova rede e os dermatologistas têm que se adaptar de forma rápida à linguagem da plataforma para apresentar seu trabalho. Para tanto, é preciso que o especialista saiba quais são seus limites de divulgação dentro desse espectro”, enfatiza.
Defesa – Dentro do escopo da defesa profissional, a SBD tem trabalhado para auxiliar os especialistas neste sentido. Já foram promovidos encontros sobre o assunto e, por meio de seus representantes, tem apresentado em reuniões da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos (Codame) do CFM as preocupações das dermatologistas sobre o tema. A realização do Conexão, em edição especial, e a distribuição desta cartilha são as ações mais recentes.
O Conexão SBD com foco na publicidade médica aconteceu no sábado (24), pela manhã. Os expositores convidados foram: Adriano Meira (CFM), Dênis Calazans (SBCP), Marcelo Versiani (CRM-MG), Claudia Maia (SBD) e Sérgio Palma (SBD). A moderação ficou a cargo de Mauro Enokihara (presidente) e Geraldo Magela Magalhães (1º secretário). O evento foi gratuito, ao vivo e exclusivo para os associados da SBD.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia lembra que a responsabilidade pela regulamentação das normas da publicidade e propaganda médicas cabe ao CFM. Atualmente, o Conselho está trabalhando na revisão do documento em vigor (Resolução nº 1.974/2011), assim como de outras normas que também abordam o assunto em aspectos específicos (Resoluções nº 2.126/2015 e nº 2.133/2015).