Pelo segundo ano, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) em parceria com a Exímia e apoio da Fundação Laço Rosa realizam a maior campanha nacional para estimular a doação de cabelos: #fortalizese. A iniciativa beneficia milhares de mulheres em tratamento de câncer no país. Este ano, a campanha terá como mote o Corte Solidário, em que cada doador assume um papel fundamental e é convidado a homenagear mulheres que seguem na luta contra a doença do seguinte modo: o colaborador procura um salão de beleza parceiro e batiza seu corte com o nome de uma paciente ou ex-paciente que admira. Depois, pode fazer a doação por meio do site www.fortalize-se.com.br. Em 2016, foram mais de 13 mil doações e mais de 13 mil histórias geradas.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia, José Antônio Sanches, a instituição também cumpre suas finalidades em mais um projeto social que procura melhorar a autoestima de pacientes em tratamento de câncer.
“A queda dos cabelos durante os tratamentos para o câncer, geralmente causa perda significativa da autoestima, mas pode ser minimizada por todos nós com compreensão, tolerância e, principalmente, com solidariedade”, pontua, ressaltando que a SBD tem por dever liderar ações sociais que minimizem todo e qualquer tipo de sofrimento. “O simples ato de doar seus cabelos pode fazer muita gente feliz! Doe, seja solidário! Ajude-nos a trazer de novo a autoestima dos pacientes em tratamento para o câncer”, completa.
Os fios podem ser endereçados a um posto de coleta na rede de parceiros do projeto. Basta se cadastrar no site, clicar em “Faça sua doação”, preencher seus dados e gerar o código doador. Anote num papel e envie o código junto com seu cabelo doado – que deve ter pelo menos 20 cm.
Além da distribuição de perucas, a Fundação Laço Rosa também capacita profissionalmente pessoas de comunidades carentes para produzirem perucas. A campanha conta novamente com a atriz Alexandra Richter como embaixadora.
Vídeo Um vídeo inspirador, cheio de histórias de carinho e superação ilustra a campanha deste ano. Criado pela agência Camisa 10 e intitulado “Entrevista”, Patrícia Gil, que estrelou o primeiro ano de #fortalizese, contracena com a paciente Dani Andrade, uma das milhares de mulheres que foram beneficiadas em 2016. Juntas, elas protagonizam um encontro emocionante que retrata a superação de Patrícia, já curada, e a luta de Dani no combate à doença, com o objetivo de sensibilizar e conscientizar toda a sociedade sobre a causa. Participe, faça parte. Para doar, você só precisa dar o nome de uma mulher que admira ao seu Corte Solidário e compartilhar nas redes sociais com a hashtag da campanha. Outras informações estão disponíveis no site www.fortalize-se.com.br.