O Dezembro Laranja só começa no último mês do ano em todo o Brasil. Mas, em 2016, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) antecipa o início da campanha para setembro com o movimento “O corpo fala – cuide da sua pele”, que alerta para os fotodanos gerados pela exposição desprotegida aos raios solares. Os fotodanos são os problemas na pele causados pelo sol menos graves que o câncer da pele. A exposição excessiva pode causar sardas, rugas, melasma, queimaduras e evoluir para o o câncer da pele. A comunicação é feita por meio de um alfabeto de corpos, formado por modelos contorcionistas. A partir das “letras vivas”, são criadas as palavras, que remetem aos possíveis danos causados pelo sol, chamando a atenção para a prevenção.
“Proteger a pele contra a radiação UV é imprescindível. Este ano, iniciamos a campanha mais cedo, com as doenças dermatológicas provocadas pela exposição solar descontrolada e sem fotoproteção, culminando no Dia C contra o Câncer da Pele, abrindo o Dezembro Laranja”, afirmou o coordenador da campanha, Emerson Lima. O dermatologista informa que o Dia C ocorrerá em 26 de novembro, no qual será realizado um mutirão de 3 mil dermatologistas dos Serviços Credenciados em todo o Brasil. A previsão é de que 30 mil pessoas sejam esclarecidas e conscientizadas sobre os danos que o sol, sem a devida proteção, pode causar a saúde.
SUPER PROTETOR PARA EDUCAR
Este ano, a novidade da campanha é a criação de um personagem para atrair a atenção das crianças: o Super Protetor. Assim como um super-herói, foi criado para estabelecer desde cedo uma cultura de cuidado com a pele. A medida também impacta os adultos, que entendem a importância de procurar um dermatologista da SBD, reduzindo os riscos de doenças no futuro, bem como menor chance de envelhecimento, melasma, sardas, queimaduras e câncer da pele.
A campanha conta com o patrocínio das marcas Episol, Sunmax, La Roche Posay, Vichy, Nivea Sun, Adcos e Sundown.