O bom tempo desta sexta-feira (6/10) no Distrito Federal atraiu milhares de pessoas para mais uma ação do Bem Estar. Dessa vez, o evento ocorreu no Taguaparque (Colônia Agrícola Samambaia Taguatinga), das 8h às 14h. Na Tenda da Pele, um grupo de dermatologistas da Regional DF avaliou e orientou mais de 400 pessoas sobre doenças de pele, especialmente a psoríase. A ação faz parte da campanha #psoríasetemtratamento organizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) pelo Dia Mundial da Psoríase (29/10).
“A ação foi um sucesso, com muita gente sendo esclarecida. Vemos que a população está interessada em cuidar da pele e em prevenir doenças, e isso é muito importante. Ações como essa, de esclarecimento da psoríase, já fazem a diferença ao longo dos anos, e é extremamente importante para a população ter esse tipo de conhecimento”, considera Simone Passos, presidente da SBD-DF.
A doença sistêmica, inflamatória e não contagiosa causa lesões e manchas em até 3% da população mundial. Não há cura, mas com o tratamento correto (feito com cremes, loções, medicamentos por via oral e fototerapia) é possível uma melhora no quadro clínico, minimizando constrangimentos nas situações do dia a dia.
“Essa é uma oportunidade de nós, dermatologistas, prestar esclarecimentos para a população de um modo geral e orientar os pacientes. Precisamos combater o preconceito, para que as pessoas entendam que a psoríase não é contagiosa, ela tem tratamento e, principalmente, para evitar as complicações, já que muitos pacientes não fazem o diagnóstico correto e quando vão ao médico já estão com a doença em estágio avançado”, afirma a dermatologista Gladys Martins, coordenadora do Ambulatório de Psoríase da Universidade de Brasília (UnB).
A psoríase ocorre com mais frequência em adultos jovens, homens e mulheres, igualmente, e em alguns casos pode haver um familiar acometido pela psoríase, mas não há herança direta de pai para filho. Acomete regiões do corpo mais específicas, como cotovelo, joelho, couro cabeludo, mas há pessoas que têm a psoríase espalhada pelo corpo todo. Também pode afetar as articulações, no caso da artrite psoriática.
Hábitos saudáveis
É importante que o paciente tenha boa alimentação, evite o consumo do tabaco e álcool e a obesidade, já que algumas doenças metabólicas podem desencadear a psoríase. Também é importante ter alguma atividade de lazer, já que o estresse pode piorar os sintomas.
“O atendimento foi excelente e pude esclarecer minhas dúvidas sobre psoríase, sobretudo quanto às principais causas”, disse Edneusa Souza, 53. "O estande estava bem organizado e a médica que me atendeu foi bem esclarecedora, enfatizando a importância de hábitos saudáveis para evitar o aparecimento de crises", reitera Cecília Bastos, 40, pedagoga.
Participaram da ação os especialistas Gladys Martins, Letícia Galvão, Luana Caires Portela, Claudio Lerer, Natalia Souza Medeiros e Patrícia Damasco.