Em Live, a SBD recolhe subsídios para levar propostas para revisão de regras de publicidade médica




3 de setembro de 2020 0

O debate sobre “Defesa profissional X marketing médico” foi o pilar da 15ª edição do SBD Live, projeto promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). “Entendemos que a comunicação é necessária. Contudo, é preponderante que seja pautada pelo bom uso, levando valor ao paciente, visando à promoção da saúde. Atenta a essa abordagem, é importante esclarecer quais os meios para atuar de maneira ética nesta área e prevenir litígios judiciais”, informou o presidente da SBD, Sérgio Palma, que também é integrante da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do CFM (Codame).

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Essa edição teve como preocupação oferecer atualização de conhecimento aos associados mesmo durante a vigência das medidas de distanciamento social, impostas pela pandemia de Covid-19. Porém, no encontro online, buscou-se ainda estimular o debate em torno de questões relacionadas às regras de publicidade e propaganda médicas. O presidente Sérgio Palma quer subsídios para levar à análise da Comissão do Conselho Federal de Medicina (CFM) que trabalha na atualização da norma que regula essas ações.

Fluxos – Uma das especialistas convidadas, a dermatologista Débora Ormond, membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBD e da Câmara Técnica de Dermatologia do CFM, introduziu o tema, explicando o fluxo de funcionamento dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), com ênfase na autonomia dessas autarquias públicas para julgar e disciplinar o exercício profissional da classe médica, conforme descrito na Lei nº 3.268/57 e na Resolução CFM nº 1.974/2011, que trata de publicidade de assuntos médicos.

“A aplicação de penas disciplinares àqueles que descumprem as normas de publicidade médica é amparada pela legislação federal. Todo médico que pretende utilizar as ferramentas de marketing deve estar atento à normatização prevista tanto no Código de Ética Médica quanto na Resolução CFM 1974/11, que visa impedir o sensacionalismo, a autopromoção e a mercantilização do ato médico na publicidade”, afirmou.

Propaganda – Na avaliação da advogada Mariely Ferreira Macedo, coordenadora do Departamento Jurídico do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT), o perigo reside justamente quando muitos profissionais tentam adaptar critérios da propaganda tradicional na publicidade médica.
“Há uma série de regras que não podem ser descumpridas no contexto da medicina: há obrigatoriedade de explicitar CRM e RQE nos anúncios, por exemplo. Também são vedados a divulgação de fotos na modalidade ‘antes e depois’ e o anúncio de propriedades extraordinárias em aparelhos. Além disso, uma questão fundamental é a preservação dos direitos do paciente. A ocultação de informações ou indução do paciente a condutas prejudiciais à saúde são passíveis, inclusive, de litígio legal respaldado pelo Código de Defesa do Consumidor”, frisou.

Excessos – Na sequência, o 3º vice-presidente do CFM e coordenador do processo de revisão do Manual de Publicidade Médica da Codame, Emmanuel Fortes, chamou a atenção para os direitos dos especialistas no contexto da publicidade e ressaltou que as regras visam apenas coibir desvios e excessos comerciais.

“Divulgar o trabalho profissional é perfeitamente cabível. A reforma atualmente discutida pelo CFM, por meio de sua Codame, trará modernização, acompanhando o avanço da tecnologia dos meios de comunicação, dando inclusive a possibilidade do médico apresentar seu consultório e enfatizar vantagens. Contudo, o que o médico não deve esquecer é que a adequada postura de atendimento, a confiança da relação médico paciente e os bons resultados são os principais instrumentos para fidelizar seu público”, ponderou.

Proteção – Na oportunidade, o consultor jurídico da SBD, Alejandro Bullon, comentou ainda a relevância da existência das normas, um modo de proteger o exercício da medicina no campo ético e legal. “A regulamentação é fundamental para garantir a credibilidade dos médicos e distinguir a qualidade da assistência prestada por esses especialistas. Não à toa, o atendimento médico quando realizado por outros profissionais é permeado pelo risco latente de prejuízos à saúde, principalmente porque nesses casos o interesse comercial sobrepõe-se ao cuidado com o paciente”, avaliou.

Por fim, os especialistas responderam ainda uma série de dúvidas dos espectadores a respeito dos seguintes temas: promoção de produtos cosméticos dentro das clínicas; uso de redes sociais no marketing médico; divulgação de resultados sensacionalistas; exposição de dados de pacientes na internet; entre outros. A íntegra do encontro online, realizado na terça-feira (1/9), por meio de plataforma exclusiva, está disponível para acesso dos associados da SBD.


28 de agosto de 2020 0

A 15ª edição do projeto SBD Live, prevista para acontecer na próxima terça-feira (1º de setembro), a partir de 19h, será sobre um tema que interessa a boa parte dos dermatologistas: “Defesa profissional X marketing médico”. Dessa vez, foram convidados especialistas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da área do direito e da ética para introduzir os participantes nas discussões sobre esse tema.

No encontro virtual, com transmissão por meio de plataforma online exclusiva, serão abordadas questões como: “Ao que o médico deve se atentar ao atender um paciente” e “Da publicidade aos aspectos preventivos na esfera civil”.  De acordo com o moderador do evento, Sergio Palma, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o interesse sobre esses tópicos é crescente em virtude de seu impacto nas atividades dos consultórios e nas relações com os pacientes.

“Ao organizar esse SBD Live, a Gestão 2019-2020 quer estimular o diálogo dentro do grupo de especialistas. Ouvir as diferentes opiniões e preocupações ajudará a entidade a defender os pontos consensuados nos debates que acontecerão no âmbito do CFM em torno da atualização da Resolução nº 1.974/2011, que trata das regras de publicidade médica no País”, ressaltou.  

Dilemas – Sérgio Palma, integrante da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos do CFM (Codame), a qual ficará responsável de tratar desse tema, lembrou que a SBD está atenta aos dilemas relacionados ao uso do marketing na medicina e manterá essa dinâmica de reuniões regulares para entender a percepção dos associados.

Inclusive, a atividade de terça-feira será uma oportunidade para os dermatologistas apresentarem suas dúvidas, pois participará da Live o 3º vice-presidente da autarquia, Emmanuel Forte, que coordena o processo de revisão da norma no Conselho.  

Além dele, também participarão dessa 15ª edição do projeto, a dermatologista Débora Ormond, membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBD e da Câmara Técnica de Dermatologia do CFM; Mariely Ferreira Macedo, coordenadora do Departamento Jurídico do Conselho Regional de Medicina do Estado de Mato Grosso (CRM-MT); e o consultor jurídico da SBD, Alejandro Bullon.

Conforme destaca o presidente da SBD, a conversa ao redor de temáticas tão urgentes será uma oportunidade de aprendizado extremamente proveitosa. “Importante que os colegas percebam que marketing médico é ferramenta de trabalho, mas que deve estar atento aos limites éticos. Inclusive, ao ultrapassar essas barreiras, pode-se enfraquecer a defesa dos interesses de toda a categoria”, disse.

 


26 de agosto de 2020 0

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoveu a 14ª edição do projeto SBD Live, cujo tema de debate foi “Injetáveis na dermatologia: pontos-chaves para obtenção de melhores resultados”. A iniciativa, realizada por meio de plataforma virtual exclusiva, na terça-feira (26/8), contou com grande audiência e levou atualização aos associados a fim de aprimorar a prática clínica dos especialistas na condução de procedimentos estéticos na região da face.

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Na oportunidade, o presidente da SBD, Sérgio Palma, que esteve à frente da moderação, salientou a importância da boa relação entre médico e paciente como ponto de partida para a realização de qualquer intervenção. “É fundamental a confiança mútua. Além disso, também é imprescindível o registro, através do prontuário, documentando cada consulta e conduta empreendida”, disse.

Avaliação – Conforme destacou a coordenadora do Departamento de Cosmiatria da SBD, Alessandra Romiti, na área estética, o diagnóstico corresponde sempre a uma combinação de etapas, que relaciona o exame físico – com avaliação de flacidez, formato do rosto, entre outros – e o diálogo aberto e aprofundado com o paciente.

“Esse bate-papo inicial talvez seja a parte mais relevante do processo. Não dá para seguir regras engessadas de proporção e anatomia. Faz parte do ofício do dermatologista ouvir com atenção demandas e incômodos do paciente, assim como esclarecer possibilidades técnicas e limitações. Tudo para alinhar de modo claro a expectativa ao resultado do procedimento”, frisou.

Na ocasião, a assessora do Departamento de Cosmiatria da SBD, Sylvia Ypiranga, orientou também os dermatologistas a utilizarem a fotografia como ferramenta para visualizar, em conjunto com os pacientes, possíveis assimetrias e imperfeições e avaliar o que é passível de tratamento.

“A imagem também auxilia na documentação material e pode ser anexada ao prontuário. Além disso, a recomendação é que cada paciente assine o termo de consentimento informado, que presta esclarecimentos sobre a realização de procedimentos com segurança”, pontou.

Técnica – Durante o debate, os especialistas ressaltaram ainda conceitos a respeito da anatomia da face, assim como do uso de bioestimuladores e preenchedores. Segundo informaram, o tratamento precoce consiste na conduta mais adequada, uma vez que os bioestimuladores apresentam resultados menos favoráveis em faixas etárias mais avançadas.

Na avaliação de Patrícia Ormiga, assessora do Departamento de Cosmiatria da SBD, no atendimento de pacientes com mais idade os dermatologistas devem investir tempo para explicar o processo diferenciado de resposta dos injetáveis e a necessidade de mais sessões, além da possível associação com outros métodos de tratamento.

“Em qualquer idade há possibilidade de manejo. Mas também é preciso adequar nossas próprias expectativas. Um paciente de 75 anos que chega ao consultório com queixas, por vezes deseja apenas aparentar sua real idade. Ele não busca um rejuvenescimento abrupto. O diferencial do dermatologista é justamente essa assistência qualificada, que prima pelo diagnóstico médico e não pela simples comercialização de um método”, afirmou.

Ao final das apresentações, os especialistas responderam ainda perguntas dos espectadores sobre os seguintes temas: escolha de ácido hialurônico; utilização de cânula de preenchimento; uso da toxina botulínica no contorno facial; entre outros.

 


24 de agosto de 2020 0

Nesta terça-feira (25/8), a partir das 19h, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promoverá um novo encontro virtual para discutir o tema “Injetáveis na dermatologia: pontos-chaves para obtenção de melhores resultados”. O evento, transmitido por meio de plataforma online exclusiva, tem o intuito de atualizar o conhecimento dos associados e aprimorar a prática clínica dos dermatologistas em meio à pandemia de Covid-19.

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Conforme destaca o presidente da SBD e moderador da iniciativa, Sérgio Palma, a conversa será uma oportunidade de aprendizado extremamente proveitosa, na qual os espectadores poderão aprender e esclarecer eventuais dúvidas com demonstrações práticas, baseadas na vivência de especialistas com ampla experiência na área. “As orientações abordarão tópicos como: avaliação facial; importância do diagnóstico; importância da programação e sequência do tratamento; anatomia; casos para discussão; e mais”, salienta.

Além do presidente da SBD, Sérgio Palma, participarão da discussão técnica a coordenadora do Departamento Científico de Cosmiatria da SBD, Alessandra Romiti, e as assessoras do Departamento de Cosmiatria da SBD, Sylvia Ypiranga e Patrícia Ormiga.

SBD LIVE – O debate da próxima terça-feira (25/8) celebra a 14ª edição do projeto SBD Live, ação desenvolvida pela Diretoria da SBD a fim de propiciar a capacitação continuada dos dermatologistas brasileiros, durante a pandemia deflagrada pelo novo coronavírus, em que vigoram as indicações de distanciamento social. Os vídeos de todas as aulas anteriores estão disponíveis para consulta em área de acesso restrito aos associados da SBD, na plataforma da Editora Manole.

Além das aulas gratuitas, os associados da SBD contam também com um repositório de artigos e documentos científicos especialmente dedicados à atualização médica em tempos de Covid-19. O hotsite concentra uma seleção de publicações preparadas por autoridades sanitárias com relação direta com a dermatologia e a assistência à população. Acesse a página: https://www.sbd.org.br/covid-19.

 


24 de agosto de 2020 0

Sobre o #SBDLive

Os vídeos ao vivo têm sido uma forma de comunicação muito utilizada pela SBD para compartilhar conhecimento durante a pandemia de Covid-19.

SBD Live

Se você perdeu alguma live realizada pela Sociedade ou deseja assistir novamente, basta acessar as lives já gravadas disponibilizadas na plataforma da SBD. Elas estão disponibilizadas em ordem cronológica. Acesse abaixo:

 

 

Lives:

  07/05/2020 – Telemedicina e prescrição eletrônica: desafios durante e após a pandemia de Covid-19

  19/05/2020 – Cirurgia extrafacial

  26/05/2020 – Manifestações dermatológicas na Covid-19

  02/06/2020 – Covid-19: conduta e cuidados em pacientes de psoríase

  09/06/2020 – À flor da pele: os impactos da Covid-19 sobre a saúde

  16/06/2020 – Gestão 4.0 para clínicas dermatológicas – como cuidar do seu negócio no momento atual

  23/06/2020 – Manejo do paciente com psoríase pós-Covid-19

  30/06/2020 – Dermatoscopia: casos clínicos desafiadores

  07/07/2020 – Atualização terapêutica da dermatite atópica

  14/07/2020 – Lasers e tecnolgoias na dermatologia – discussão de casos clínicos

  28/07/2020 – Casos clínicos em alopecias: como conduzir?

  04/08/2020 – Comparando tecnologias fracionadas

  11/08/2020 – Segurança na retomada dos procedimentos estéticos

  25/08/2020 – Injetáveis na dermatologia: pontos-chave para obtenção dos melhores resultados

  01/09/2020 – Defesa profissional e marketing médico: publicidade e aspectos preventivos na esfera civil

  08/09/2020 – Nutroterapia do envelhecimento cutâneo

  15/09/2020 – Dermatite Atópica: conceitos gerais, barreira cutânea e microbioma

  22/09/2020 – Imunologia da dermatite atópica além da resposta TH2

  23/09/2020 – Vivendo com dermatite atópica: mitos e verdades

  29/09/2020 – Proteção solar funcional e antioleosidade

  06/10/2020 – Evolução dos preenchedores de ácido hialurônico: benefícios e possibilidades do tratamento full face

  13/10/2020 – Melanoma: casos desafiadores

  20/10/2020 – Melanoma: Rejuvenescimento da região periorbitária com laser e tecnologias. Como eu faço?

  27/10/2020 – Hiperpigmentação pós-inflamatória

  03/11/2020 – Tratamento do Melanoma

  10/11/2020 – Os desafios de desenvolvimento do protetor solar do futuro

  17/11/2020 – Você já conhece a aveia coloidal? Entenda seu impacto na qualidade de vida.

  24/11/2020 – Dermatite atópica: escores de gravidade, alvos terapêuticos e manejo de terapia sistêmica.

  08/12/2020 – Dermatite atópica na prática: discussão de casos clínicos.

 


24 de agosto de 2020 0

#SBDLive

Os vídeos ao vivo têm sido uma forma de comunicação muito utilizada pela SBD para compartilhar conhecimento durante a pandemia de Covid-19.
 
Se você perdeu alguma live realizada pela Sociedade ou deseja assistir novamente, basta acessar as lives já gravadas disponibilizadas na plataforma da SBD. Para acessar, é necessário entrar na área restrita do site.


23 de agosto de 2020 0

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) divulgou nesta quinta-feira (20/8) esclarecimento aos especialistas sobre a tramitação do Projeto de Lei nº 4.180/2020, cujo objetivo é a criação de Conselhos Federal e Regionais de Cosmetologia e Estética. A proposta do deputado Deuzinho Filho (Republicanos-CE) foi apresentada na última semana na Câmara Federal.

CLIQUE AQUI E LEIA O ESCLARECIMENTO NA ÍNTEGRA

Conforme explica o texto, a SBD, com apoio de suas Assessorias Jurídica e Parlamentar, buscará sensibilizar os políticos acerca do assunto, oferecendo subsídios que os ajudem na tomada de decisões. “Além da produção de parecer técnico e jurídico sobre o tema, que será encaminhado aos deputados federais, a SBD também manterá uma agenda de visitas no Congresso para oferecer outros esclarecimentos”, diz trecho da nota.

Numa análise preliminar, verificou-se que o PL fere a Constituição pois atribui ao Legislativo a criação de uma autarquia pública, sendo esta uma iniciativa que cabe exclusivamente ao Poder Executivo. “A Gestão 2019-2020 reitera seu compromisso de permanente vigilância em defesa dos interesses da dermatologia, da medicina e dos pacientes e manterá os associados à SBD devidamente informados sobre os debates em torno do PL nº 4.180/2020”, conclui a mensagem da SBD.  

 


23 de agosto de 2020 0

Nos dias 25 e 26 de setembro, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) realizará em formato inteiramente virtual o 4º Simpósio Nacional de Imunobiológicos e XII Simpósio Nacional de Psoríase. O evento, que contará com a participação de diversos convidados de renome, tem o intuito de aprimorar o conhecimento dos congressistas em debates atualizados sobre diagnóstico e tratamento da psoríase e de outras doenças de pele integrados ao uso de imunobiológicos.

ACESSE AQUI A PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Elaborado com o mais alto rigor técnico, o programa científico do Simpósio será composto por oito horas de conteúdo ao vivo, numa sequência de aulas e discussões de casos clínicos ministrados por especialistas nacionais e internacionais com ampla experiência na área. Além disso, todas as palestras do Simpósio ficarão disponíveis por 15 dias, para acesso exclusivo dos participantes, por meio de login e senha individuais.

Temário – Os assuntos selecionados para a grade de apresentações abordarão temas recorrentes na prática clínica e casos desafiadores. De acordo com o coordenador do evento e da Campanha Nacional de Psoríase da SBD, Ricardo Romiti, haverá diversos blocos especialmente destinados a discutir o mote “Meu caso clínico mais difícil”, com foco na condução de pacientes com psoríase.

“Será uma oportunidade de verificar casos reais e complexos atendidos por dermatologistas de grande competência. Sem dúvida, uma excelente chance de aprendizado e investigação de condutas”, afirma. Na oportunidade, segundo adianta, também estarão em destaque discussões a respeito do manejo de doenças consideradas raras, como psoríase pustulosa, pioderma gangrenoso, entre outras.

A programação contemplará ainda inúmeras novidades relevantes em relação ao uso de imunobiológicos, conforme indica o coordenador do Departamento de Dermatologia e Medicina Interna da SBD, Paulo Criado, outro dos responsáveis pelo evento.

“Esses medicamentos são opções recentes e seguras para o tratamento de variadas doenças dermatológicas, desde dermatite atópica até câncer de pele. Por isso, nesta edição, o Simpósio dedicou um espaço importante para comentar o perfil de segurança dos imunobiológicos, com ênfase nos cuidados necessários para a prescrição e possíveis efeitos colaterais”, diz o médico.

Agenda – No dia 25 de setembro, a partir das 18h, acontecerá a abertura do hall virtual e da área de exposição para os congressistas. Já no dia 26, a partir das 8h, estarão em pauta os seguintes debates científicos: “Biológicos na dermatite atópica: conduta e cuidados”; “Psoríase na gestação: o que fazer e o que evitar”; “Acesso aos biológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”; “Vacinação antes e durante a terapia biológica”; “Novas perspectivas no manejo da alopecia areata”; “Urticária Crônica Espontânea: o atual estado das indicações dos biológicos”; e muito mais. Para efetuar sua inscrição e saber mais informações, acesse o link específico. Há condições especiais disponíveis para associados regulares, aspirantes, residentes e estudantes de Serviços Credenciados da SBD.

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“A realização do Simpósio de forma inédita, por meio de plataformas digitais, é mais uma iniciativa empreendida pela SBD com o objetivo de qualificar os dermatologistas em meio à pandemia de Covid-19. Por isso, contamos com a participação de todos nesse evento, que certamente trará ótimos debates e atualizações para a prática clínica”, conclui o presidente da SBD, Sérgio Palma, ressaltando o compromisso da Gestão 2019-2020 com investimentos em qualificação e educação continuada dos associados.

 

 


23 de agosto de 2020 0

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) ganha mais um canal de comunicação com seus associados: o aplicativo SBD, em fase avançada de preparação, facilitará uma série de transações para os interessados, inclusive a partir de sua sintonia com o portal da entidade, em especial a área de acesso restrito. O software – desenvolvido pela empresa ITarget Tecnologia – já está disponível para download nas lojas virtuais Apple Store, para os usuários de Iphone; e Google Play, para os usuários do sistema operacional Android.

“Essa é mais uma ação da Gestão 2019-2020 desenhada no intuito de facilitar a vida de nossos associados. O compromisso dos atuais diretores é entregar aos nossos colegas o que há de mais moderno em tecnologia de ponta”, destaca o presidente da SBD, Sérgio Palma.

Para ter acesso ao perfil de usuário no novo aplicativo, após realizar o download, basta entrar com mesmo login e senha utilizados para acesso ao portal da SBD. Caso o usuário não se lembre da senha, é só clicar no recurso “esqueci a senha”, preencher os dados solicitados e cadastrar uma nova.

Serviços – A nova plataforma permitirá a integração com os serviços disponibilizados para os associados no portal da SBD, que poderão ser realizados diretamente no aplicativo. Na Central de Anuidades, o usuário poderá consultar os boletos das anuidades pagos e em aberto; optar por pagamento com cartão de crédito; e emissão de recibos.

No ícone Identidade Virtual, o associado terá acesso à carteira personalizada para uso em parcerias e rede de benefícios. O layout é personalizado com QR Code. Já em Denúncias, o usuário poderá informar, de modo rápido, empresas e/ou profissionais que não estão de acordo com as normas da SBD e do exercício ético da medicina. A função permite ainda inserir imagens e descrição do estabelecimento.

Notícias e eventos – Além disso, o novo aplicativo permitirá ainda que as Notícias da SBD publicadas no site institucional sejam lidas diretamente no software. Os usuários da plataforma poderão também integrar com as redes sociais corporativas (Twitter e Facebook).

O novo aplicativo também trará nova área dedicada aos eventos da SBD, que passou por um processo de reestruturação, modernização e ampliação. Dentre as facilidades, estão acesso à programação científica, nomes de palestrantes, expositores, notícias, interação na timeline e a opção de inscrição.

Também será possível enviar perguntas aos palestrantes, participar de enquetes, realizar check in, avaliar palestras e montar uma agenda com a grade que se deseja assistir no evento. “Nossa gestão entrega uma nova forma de comunicação entre a SBD e os associados, com todos os recursos encontrados em nosso site disponíveis num único aplicativo, colocando nossa entidade entre aquelas que possuem um dos melhores suportes tecnológicos”, finaliza o diretor Financeiro, Egon Daxbacher.

 


23 de agosto de 2020 0

Em artigo, publicado, no portal Futuro da Saúde, o presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sérgio Palma, falou sobre a história da hanseníase, os dados atuais da doença no mundo e no Brasil, e enfatizou a importância do protocolo que será criado pelo Ministério da Saúde para o tratamento da doença no País. Em 2018, foram reportados à Organização Mundial da Saúde (OMS) um total de 208.619 novos casos da doença no mundo. Em ordem decrescente, Índia, Brasil e Indonésia são os que mais contribuem.

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“Agora, a grande novidade é que representantes do Ministério da Saúde se reuniram com várias entidades médicas para criar o primeiro protocolo com as diretrizes terapêuticas para o tratamento da hanseníase no Brasil. O documento, ancorado em evidências científicas, tem o intuito de auxiliar profissionais e gestores de saúde na tomada de decisões referentes às questões que apresentem variabilidade na prática clínica ou nas incertezas científicas quanto à eficácia, segurança, custo-efetividade e aplicabilidade do tratamento”, enfatizou Palma, em seu texto.

Para ele, a hanseníase ainda é um grave problema de saúde púbica no Brasil e, portanto, seu enfrentamento deve ser tratado como prioridade pelo Ministério da Saúde e demais setores envolvidos. Entre as principais estratégias de ação, ele aponta a detecção precoce, o tratamento imediato de todos os casos e o exame de contatos, com o intuito de prevenir as incapacidades físicas e a interrupção da cadeia de transmissão.

O artigo destacou ainda que “o estigma é uma causa importante de atraso do diagnóstico, o que facilita a transmissão da infecção nas famílias e nas comunidades. A redução de estigmas e a promoção da inclusão favorecem o diagnóstico de forma correta e precoce.”

 





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