No dia 27 de outubro, a ONG Psoríase Brasil – União das Associações de Portadores de Psoríase do Brasil, iniciou uma ação no Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados, em Brasília, com o objetivo de chamar a atenção do Poder Público para a falta de tratamento da Psoríase no país e para colocar em debate a questão do preconceito sofrido pelos portadores da doença. Em 24 de maio de 2014, a OMS (Organização Mundial da Saúde) reconheceu a psoríase como "doença crônica grave, incapacitante, não transmissível, dolorosa, desfigurante e para a qual ainda não tem cura".
Desde então, a ONG vem intensificando a sua luta ? iniciada em 2010 ? em prol do bem estar e da qualidade de vida dos pacientes. A Psoríase atinge cerca de 5 milhões de brasileiros e, de acordo com dados da ONG, 77% dos portadores já sofreram preconceito e 43% precisaram mudar seus hábitos para evitar constrangimento. O fato de as pessoas não estarem cientes de que a doença não é contagiosa é a grande causa desse preconceito.
A falta de tratamento, de remédios e de especialistas da psoríase na Rede Pública e a dificuldade de diagnóstico são alguns dos tópicos abordados na ação, que se estenderá até esta quinta-feira, 29 de outubro o Dia Mundial da Psoríase.
O que: Ação de Conscientização sobre a Psoríase organizado pela ONG Psoríase Brasil
Quando: de 27 a 29 de outubro (Dia Mundial da Psoríase)
Onde: Espaço Mário Covas da Câmara dos Deputados – Brasília – DF