SBD realiza abertura oficial do Dezembro Laranja no Morro da Urca
O coordenador da Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele da SBD, Emerson Lima, o presidente da SBD, Gabriel Gontijo, e o presidente eleito para gestão 2017/2018 José Antonio Sanches
A campanha Dezembro Laranja da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que marca todo o último mês do ano com inúmeras ações de combate ao câncer da pele, teve abertura oficial na noite de ontem (1º/12), no Morro Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. A campanha enfatiza a importância do diagnóstico precoce e da prevenção do câncer da pele, o de maior incidência no país e no mundo. Participaram da solenidade os atuais dirigentes da SBD, sob a presidência do dermatologista Gabriel Gontijo; o coordenador da Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele, Emerson Lima; o coordenador e secretário do Departamento de Oncologia Cutânea da SBD, Luis Fernando Tovo e Aldo Toschi, respectivamente; o coordenador do Consenso de Fotoproteção e do Departamento de Fotoproteção da SBD, Sergio Schalka; o presidente eleito da SBD gestão 20172018, José Antonio Sanches; além de dermatologistas associados, parceiros da indústria farmacêutica e celebridades, entre elas Nelson Sargento, Nivea Maria, Robson Caetano, Jessica Ellen, Paulo Dalagnoli, Barbara Evans, e outros, e funcionários da SBD.
O evento de abertura iniciou com a apresentação do presidente Gabriel Gontijo, que destacou dados importantes de incidência do câncer da pele no país.
“A cada três minutos se diagnostica um câncer da pele no brasileiro e a cada três horas no Brasil morre uma pessoa com a doença. Diante disso, e lembrando que são diagnosticados mais de 170 mil casos de câncer da pele no Brasil, elaboramos uma campanha que este ano engloba várias ações: começando pela campanha Fotodano, em outubro, que enfocou todas as doenças que são agravadas pela radiação ultravioleta: o envelhecimento, as manchas, o lúpus e várias outras dermatoses, além do câncer da pele. Essa campanha culminou no Dia C, que é o Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele, realizado em 26 de novembro. Registramos este ano cerca de 280 mil pacientes atendidos por 3 mil médicos voluntários em 129 postos. Ao final da ação, percebemos uma incidência de 10 a 15% de lesões cancerígenas ou pré-cancerígenas provocadas pelo efeito cumulativo da exposição aos raios solares sem a devida proteção”, ressaltou.
O presidente destacou a pesquisa de abrangência nacional feita pelo Datafolha sob a coordenação de Sergio Schalka, que mostra como o brasileiro se comporta com o sol. A enquete trouxe números preocupantes: mais de cem milhões de brasileiros se expõem a sol de forma proposital em atividades de lazer e 63% dos brasileiros não usam protetor solar no dia a dia. Foram avaliados 2069 lares brasileiros em 130 municípios.
“Essa pesquisa é uma ferramenta importante para que possamos tomar iniciativas mais sólidas de prevenção ao câncer da pele. Ainda temos grande parcela da população que não se previne adequadamente e precisamos reverter esse quadro”, comentou.
O coordenador da Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele, Emerson Lima, agradeceu a presença de todos os presentes, reforçando a importância da mobilização dos dermatologistas de todo o Brasil, do público leigo e de artistas apoiadores na divulgação da causa.
“A participação de cada um significa muito para nós. A Campanha Nacional de Combate ao Câncer da Pele da SBD ocorre há 17 anos e em 2016 decidimos dar um caráter atemporal por meio de mensagens artísticas e lúdicas, dessa vez com a linguagem dos corpos. Dessa forma, chamamos a atenção não apenas para o câncer da pele, mas também para todas as doenças desencadeadas pela exposição ao sol sem proteção”, disse.
A bateria da Portela deu um show de entusiasmo e animação no encerramento do encontro. A azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira também está engajada na campanha Dezembro Laranja da SBD contra o câncer da pele.
Crédito das fotos: Ricardo Leal
Veja mais fotos no Facebook da Sociedade Brasileira de Dermatologia.