Na orla carioca, Comlurb e SBD orientam a população sobre a prevenção contra o câncer de pele



Na orla carioca, Comlurb e SBD orientam a população sobre a prevenção contra o câncer de pele

17 de dezembro de 2021 0
whatsapp-image-2021-12-17-at-095346_545x381.jpeg

O Dezembro Laranja, campanha de prevenção ao câncer de pele, desembarcou na orla da capital do Rio de Janeiro nesta sexta-feira (17), levado por profissionais da Companhia de Limpeza Urbana (Comlurb). Durante a manhã, um grupo de garis fez abordagem da população, distribuindo folders e sachês com filtro solar.

No comando desta ação, estiveram Fabiano Leal, presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Rio de Janeiro (SBD-RJ), e Flávio Lopes, presidente da Companhia de Limpeza Urbana do Rio de Janeiro (Comlurb), além de integrantes do grupo Chegando de Surpresa. Juntos, eles tiveram a missão de distribuir a mensagem de prevenção à doença, sempre com muita música e animação, levando informação e alegria aos frequentadores da orla.

“É muito importante que a população seja conscientizada sobre essa doença, pois muitas pessoas não têm a menor ideia do que é o câncer de pele, de como se cuidar e de como se proteger. Por isso, a importância do nosso compromisso no mês que inicia o verão, realizando essa ação aqui na orla do Rio de Janeiro”, ressaltou Fabiano Leal.

O ponto de concentração, de onde o grupo saiu para a distribuição dos kits, foi na Praia do Arpoador (na altura do Colégio São Paulo). De lá, os participantes avançaram em caminhada no sentido de Ipanema. Ao longo do caminho, foi feita a entrega do material para banhistas presentes e também para quem cruzava o caminho pela orla.

Parceria – A ação de conscientização resulta de parceria entre a Comlurb e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), que tradicionalmente organiza o Dezembro Laranja em todo o País. O tema da iniciativa deste ano é “Adicione mais fator de proteção ao seu verão!”.  A mensagem alerta os brasileiros sobre a necessidade de reforçar as medidas de prevenção contra o covid-19 sem ignorar a importância da fotoproteção.

“Nos sentimos muito honrados pelo convite da SBD para participarmos do Dezembro Laranja. Tem tudo a ver com a Companhia. Não só pelo laranja, cor do conhecidíssimo uniforme dos nossos garis, como também pelo fato de que nossos 14 mil profissionais da limpeza urbana trabalham sob o sol e, por isso, é muito importante que se protejam”, disse Flávio Lopes.

A campanha recomenda que, além do uso do álcool em gel, máscaras e respeito ao distanciamento social, a população adote hábitos de fotoproteção para garantir sua saúde de modo pleno. Isso implica em passar protetor solar, evitar a exposição em horários mais quentes (entre 9h e 16h) e não esquecer o chapéu, o boné e os óculos escuros quando a pessoa estiver ao ar livre.

Tumores – A SBD esclarece que o câncer de pele é provocado pelo crescimento anormal das células que compõem a pele. Quando descoberto no início, tem mais de 90% de chances de cura. A doença corresponde a 27% de todos os tumores malignos no país, sendo os carcinomas basocelular e espinocelular (não melanoma) responsáveis por cerca de 180 mil novos casos da doença por ano. Já o câncer de pele melanoma tem em torno de 8,5 mil casos novos por período. A incidência é maior do que os cânceres de próstata, mama, cólon e reto, pulmão e estômago.

A campanha Dezembro Laranja é realizada desde 2014. Este ano, conta com a adesão voluntária dos atores Tony Ramos e Carmo Dalla Vecchia, das cantoras Kelly Key e Karol Conká, da modelo Claúdia Liz e dos jornalistas Tom Borges e Eliane Cantanhede. Também aderiram à iniciativa instituições públicas e privadas, como o Congresso Nacional, a Federação das Indústrias de São Paulo, o Conselho Nacional de Justiça, o Conselho Federal de Medicina, governos estaduais e prefeituras municipais.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados