A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) esteve presente na abertura oficial da Campanha do Dia Mundial de Luta Contra a Hanseníase, nesta quarta-feira (31/1), em Belém. O evento foi organizado pelo Ministério da Saúde (MS) em conjunto com a Secretaria de Saúde Pública (Sespa) e a Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma). A entidade foi representada pelo coordenador nacional da Campanha de Combate à Hanseníase, Egon Daxbacher.
A finalidade da campanha do governo é alertar a população sobre os sinais e sintomas da hanseníase; incentivar a procura pelos serviços de saúde; mobilizar os profissionais de saúde quanto à busca ativa de casos novos para diagnóstico precoce e prevenção de incapacidades, além de incentivar a realização do exame dos contatos como forma de interromper a cadeia de transmissão da doença, bem como divulgar a oferta de tratamento completo no SUS e promover de atividades de educação e comunicação em saúde voltadas ao enfrentamento da discriminação.
Diálogo e informação nas redes
Ainda na quarta-feira, a SBD participou de interação sobre hanseníase no Facebook do Governo do Brasil. No post, a entidade esclareceu aos usuários os principais sintomas da doença, que tem cura e tratamento gratuito via SUS.
Participaram do diálogo o Ministério da Saúde, a Secretaria de Comunicação do Governo Federal e a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).