Está aberta até o dia 22 de abril a consulta pública n. 22 do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) da Psoríase. Médicos, pacientes e população estão convocados para acessar o site da Conitec e contribuir com suas sugestões ou críticas ao protocolo apresentado pelo MS.
Confira o resumo das propostas de incorporação dos medicamentos.
Conheça posicionamento oficial da SBD nesta consulta pública. A sociedade médica:
- defende que a melhor opção é a liberação de todos os imunobiológicos elencados no tratamento da psoríase no PCDT (adalimumabe, etanercepte, ustequinumabe e secuquinumab) deixando a escolha a cargo do médico assistente, que avaliaria as comorbidades e características clínicas de cada paciente individualmente, em vez de estabelecer linhas terapêuticas;
- não concorda com a não liberação da combinação "calcipotriol + dipropionato de betametasona", uma vez que esta formulação tem melhor perfil de segurança, maior adesão ao tratamento por parte dos pacientes e melhor eficácia do que princípios ativos isolados;
- sugere que a lista de exames laboratoriais elencada no PCDT não deva ser caracterizada como “exigência” para a dispensação dos medicamentos, e sim, como uma "diretriz" para a condução da terapêutica.
Acesse o passo a passo para sua contribuição.
É fácil participar. Médicos, pacientes e população geral podem e devem contribuir com essa importante decisão para os pacientes com psoríase!
Contribua: http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=46546.