Milhares de pessoas são atendidas no Dia C, de Combate ao Câncer da Pele



Milhares de pessoas são atendidas no Dia C, de Combate ao Câncer da Pele

30 de novembro de 2016 0

O Hospital da Liga, unidade das Quintas, em Natal, recebeu 916 pacientes

 

O Brasil inteiro se mobilizou no último sábado de novembro (26/11), Dia C de Combate ao Câncer da Pele da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A ação, realizada pelo décimo sétimo ano pela instituição, resultou em milhares de atendimentos gratuitos para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. Das 9h às 15h, cerca de três mil dermatologistas, cirurgiões e acadêmicos foram voluntários em 129 postos de saúde e orientaram as pessoas em relação aos principais cuidados durante a exposição solar. O Dia C abriu as programações do Dezembro Laranja, mobilização nacional que chama a atenção para o tipo de câncer mais comum no país.

O presidente da SBD, Gabriel Gontijo, ressaltou a ampla participação do dermatologista da SBD, que se mostra compromissado com o presente e o futuro das pessoas.

“A campanha obteve um amplo alcance e engajamento dos nossos Serviços Credenciados e Regionais, e segue cumprindo seu objetivo social e educacional junto à população brasileira”, disse.

O Instituto Nacional do Câncer (INCA) registra, a cada ano, 176 mil novos casos e o câncer da pele. O câncer não melanoma é o mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Esse tipo de câncer tem letalidade baixa, mas os números alarmam os especialistas. A exposição excessiva ao sol é a principal causa da doença. Nos Estados Unidos, a Academia Americana de Dermatologia estima que haja dois milhões de casos novos a cada ano.

“As estatísticas só reforçam a importância dessa campanha promovida todo ano pela SBD. No Dia C, milhares de pessoas em todo país são atendidas por dermatologistas bem formados e comprometidos com a saúde da população. Entendendo nosso compromisso social e o valor de reforçar o papel do especialista da SBD no diagnóstico e tratamento do câncer da pele”, considera o coordenador da Campanha de Câncer da Pele da SBD, Emerson Lima.

Projeto Amigos da Pele
Pelo segundo ano consecutivo, estudantes de medicina de todo país se engajaram no Dia C. “Essa foi uma excelente oportunidade para eles conhecerem nossa especialidade e entenderem a formação e o papel do dermatologista no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças que afetam a pele”, completa Emerson Lima.

Super Protetor
As crianças aprendem com os adultos. Então, é fundamental servir de modelo para que os pequenos possam cooperar na hora de cuidar da pele. Assim como um super-herói, o Super Protetor foi criado para estabelecer desde cedo uma cultura de cuidado com a pele. A medida também impacta os adultos, que entendem a importância de procurar um dermatologista da SBD, reduzindo os riscos de doenças no futuro, bem como menor chance de envelhecimento, melasma, sardas, queimaduras e câncer da pele.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados