O paciente com psoríase pode se sentir intimidado ao falar sobre a doença. Mas o dermatologista é o médico mais indicado para abordar o paciente com psoríase, reconhecendo os seus sintomas e sinais, avaliando possíveis doenças associadas e controlando a enfermidade da melhor forma possível.
Durante a consulta, mencione todos os remédios, cremes e tratamentos que já tenha usado anteriormente. A informação é fundamental tanto para médicos quanto para pacientes. Conhecer seu histórico é muito importante para indicar o tratamento correto. É comum esquecer algum detalhe durante a consulta, especialmente no caso de uma doença como a psoríase, que afeta a autoestima. Uma boa ideia é anotar todos os pontos que devem ser abordados e consultar as notas durante a consulta.
O clínico geral pode fazer o primeiro diagnóstico da psoríase, mas é o dermatologista, especialista no tratamento das doenças que acometem a pele, quem deve confirmar o diagnóstico e conduzir o tratamento. Encontre aqui no site da SBD um dermatologista próximo de você.