A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) aprovou, em reunião da diretoria colegiada realizada no dia 6 de fevereiro, a incorporação do medicamente Dupilumabe para o tratamento de dermatite atópica moderada a grave em adultos. A recomendação será direcionada a pacientes que tenham apresentado falha, contraindicação ou intolerância ao uso da Ciclosporina e será efetivada após publicação no Diário Oficial da União.
Essa decisão irá beneficiar pacientes que até o momento encontravam-se sem opção terapêutica, com consequentes impactos psicossociais, e que agora terão acesso ao tratamento.
O Comitê de novas tecnologias e medicamentos de alto custo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) teve participação ativa nesse processo, com mobilização da classe médica, pacientes e associações de pacientes para participação na consulta pública, alcançando aproximadamente 10 mil contribuições, número inédito.
Em um trabalho conjunto com a com a Associação Médica Brasileira (AMB), a SBD assumiu assento na reunião técnica da COSAUDE com poder de voto, e expôs a defesa da incorporação desta tecnologia.
A SBD fica muito feliz em ter colaborado nessa vitória para os portadores de uma doença que causa tanto sofrimento.