Legados da Gestão: Avanços para o presente e para o futuro da Dermatologia Brasileira



Legados da Gestão: Avanços para o presente e para o futuro da Dermatologia Brasileira

16 de dezembro de 2024
WhatsApp-Image-2024-12-16-at-17.49.48.jpeg

A gestão 2023-2024 se aproxima do seu encerramento com a satisfação de ter deixado legados significativos. De acordo com o presidente da SBD, Dr. Heitor de Sá Gonçalves, as ações realizadas não apenas beneficiam os associados, mas também os profissionais em formação e a população como um todo. 

Um dos maiores feitos desta gestão foi a criação da Universidade da Pele. “A Unipele representa uma grande conquista. Ela não só atua na capacitação dos residentes e na atualização dos associados, mas também em atividades de responsabilidade social com comunidades desassistidas como grupos quilombolas e crianças em situação de vulnerabilidade, e pessoas com doenças raras ou negligenciadas tais como, xeroderma pigmentoso, albinismo e vitiligo”, afirma Dr. Heitor.   

O projeto de melhoria dos honorários médicos, é outra iniciativa de grande destaque, que representa um passo fundamental para a valorização da profissão e a sustentabilidade da carreira do dermatologista.  

“A grande maioria ainda depende das consultas às seguradoras de saúde, portanto, melhorar os honorários médicos impacta diretamente na qualidade do atendimento e no bem-estar dos profissionais. Essa medida visa a longo prazo garantir um sistema de saúde mais justo e com maior reconhecimento para os dermatologistas brasileiros”, destaca o presidente. 

A conclusão do Censo Dermatológico também é uma importante conquista. A pesquisa, que agora está sendo encaminhada para publicação, é um levantamento fundamental para o planejamento da saúde pública e privada no país. “O censo nos permite entender as doenças mais prevalentes e assim, orientar a organização dos serviços de dermatologia, tanto públicos quanto privados. Com o mesmo, também podemos orientar a formulação de políticas públicas mais eficazes, além de orientar à indústria farmacêutica em seus projetos de pesquisa e no desenvolvimento de medicamentos”, explica Dr. Heitor.    

O Histórias da Dermatologia, que visa resgatar a trajetória dos grandes vultos que contribuíram para a construção da especialidade no país também merece destaque. 

 “O resgate da nossa história é essencial para entendermos o caminho percorrido, os desafios superados e o quanto ainda temos a construir. O passado é um espelho fundamental para projetarmos o futuro da Dermatologia. Portanto, esse trabalho que celebra as conquistas da dermatologia ao longo dos anos, serve não apenas como uma homenagem ao passado, mas também como um guia para as futuras gerações de profissionais da área”, diz Dr. Heitor de Sá Gonçalves. 

A gestão também fortaleceu a comunicação interna e externa, buscando ampliar o diálogo com os associados e entre os dermatologistas e a população. Através de pautas veiculadas na imprensa e também por meio das redes sociais, que tiveram um grande salto, alcançando os 137 mil seguidores no instagram aberto. Em apenas 7 meses, de junho a dezembro o salto foi de 7 mil seguidores a mais. O SBD Cast, é outro legado, que com um episódio novo toda quarta-feira, conquistou uma audiência excelente, chegando em todos os cantos do Brasil. 

“Acredito que a comunicação eficaz é a chave para fortalecer a nossa especialidade e alcançar resultados duradouros. Através do aumento da presença digital e de novas plataformas como o SBD Cast, conseguimos não apenas nos conectar melhor com nossos associados, mas também educar e informar a população de forma mais ampla”, explica Dra. Fabiane Brenner, membro da diretoria da SBD. 

“Quanto mais informados, tanto os profissionais quanto o público, mais eficazes serão as ações de prevenção e tratamento. O acesso à informação de qualidade capacita os profissionais a tomar decisões mais assertivas e fundamentadas, ao passo que permite que a população adote comportamentos mais saudáveis e previna doenças de maneira proativa, por isso ficamos felizes com o alcance da SBD”, destaca Dr. Sérgio Palma, membro da diretoria. 

O trabalho realizado ao longo destes dois anos torna a Instituição ainda mais forte e conectada com as necessidades de seus associados e da sociedade. 

“Acredito que estamos deixando um alicerce sólido para as futuras gestões, que poderão continuar esse trabalho e transformar ainda mais a nossa especialidade. Com a sensação de dever cumprido, desejamos um Natal pleno, de paz, e um Ano Novo repleto de sonhos alcançados. Sucesso para todos os profissionais da área”, conclui Dr. Heitor. 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados