O ator Nelson Freitas, o jornalista Fernando Rocha e a bicampeã olímpica de vôlei Paula Pequeno declararam apoio à Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Em vídeos especialmente gravados para a iniciativa, eles emprestaram sua imagem e voz para conscientizar a população, os profissionais da saúde e os governantes para o desafio de enfrentar essa doença, que atinge 5 milhões de pessoas apenas no Brasil.
Em 2022, a campanha teve como slogan a frase “Juntos Com Você”. A intenção foi reforçar junto a cada paciente que ele não está sozinho na luta contra a psoríase e que buscar assistência especializada é o caminho mais eficaz para tratar a doença e conquistar mais qualidade de vida.
Fatores – O jornalista Fernando Rocha explicou que há fatores que podem desencadear crises em pacientes com psoríase. “Quadros de estresse, o consumo de álcool, o tabagismo, a exposição ao frio e o uso de determinados medicamentos podem provocar o surgimento de lesões na pele. Se isso ocorrer, lembre-se: a psoríase tem tratamento e pode ser controlada. Procure a orientação de um médico dermatologista”, enfatizou.
Por sua vez, a bicampeã de vôlei Paula Pequeno alertou para os sinais e sintomas da psoríase e a importância do diagnóstico e tratamento precoces. Segundo ela, manchas avermelhadas com escamas secas; pele ressecada, às vezes, com sangramento; coceira, queimação e dor; unhas grossas, descoladas e com alterações na forma; inchaço e rigidez nas articulações são alguns dos sinais e sintomas da psoríase. Ao final, alertou: “se perceber algo diferente na sua pele, não perca tempo: procure um médico dermatologista”.
Psoríase – A psoríase é uma doença da pele, relativamente comum, crônica, não contagiosa e que tem tratamento. Trata-se de um quadro autoinflamatório, no qual por predisposição genética surgem lesões avermelhadas e que descamam na pele. Aspectos ambientais e emocionais podem funcionar como gatilho para o início de crise, que podem ser controladas com a ajuda de dermatologistas. Há inúmeras opções de tratamento (tópicos, sistêmicos, biológicos e com fototerapia) e os medicamentos são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
“A psoríase, uma doença que afeta milhões de brasileiros, tem tratamento e pode ser controlada. Lembre-se: pessoas que sofrem os sintomas da psoríase, que afeta a pele, causando desconforto físico e emocional, podem contar com a ajuda de tratamentos modernos e eficazes. Para tanto, devem procurar a orientação de um médico dermatologista, que vai avaliar cada caso e fazer uma prescrição sob medida”, disse o ator Nelson Freitas, em sua participação.