Xeroderma Pigmentoso – Expedição Araras
Araras, a 280 quilômetros de Goiânia, é o lugar do mundo com o maior índice de xeroderma pigmentoso. Enquanto no mundo a incidência da doença é de um para um milhão, no povoado é de um em cada 40 habitantes.
Um staff de 31 profissionais com 14 médicos, se deslocou de diversos estados do país ao interior de Goiás, nos últimos dias 5 e 6 de maio. O município de Faina, recebeu uma carreta consultório.
A ação foi crucial para a realização de cirurgias de pele para biópsia, retirando lesões pré-malignas e malignas daquela população. “Vivemos dias intensos de um trabalho duro e gratificante. Esta ação, é motivo de muito orgulho para a SBD, que desenvolve o seu papel de levar conhecimento, prevenção e tratamento das doenças dermatológicas para nossa população”, destacou Carlos Barcauí, coordenador da ação e vice-presidente da SBD.
A doença é rápida e agressiva. Uma das pacientes presente no evento, já realizou mais de 30 retiradas de lesões. Após o mutirão, os pacientes serão acompanhados pelas equipes locais de saúde.
A ação com a participação da La Roche Posay, além do atendimento cirúrgico, permitiu avaliação clínica dermatológica e oftalmológica dos pacientes.