Estrias: dr. Gilvan Alves tira algumas dúvidas
O LASER É UMA BOA ALTERNATIVA PARA ELIMINAR AS ESTRIAS?
Ainda não há, cientificamente, nenhum tratamento que elimine em 100% as estrias. A melhor opção é a combinação de métodos. Por exemplo: o uso do laser CO2 em combinação com o Erbium e o Yag. O de CO2 é mais superficial e os outros dois agem mais profundamente, remodelando o colágeno e encolhendo a derme, assim dando um novo aspecto à pele.
POR QUE NÃO HÁ UM TRATAMENTO TOTALMENTE EFICAZ?
A indústria farmacêutica adoraria achar um creme para estrias, pois esse é um problema que afeta as mulheres de todo o mundo. Assim como a celulite, 99% das mulheres apresentam algum grau de estrias, devido a problemas hormonais. Os laboratórios investem muito, mas ainda não há uma solução. As estrias são cicatrizes e, se for obtido um tratamento para elas, a medicina também resolverá o problema da cicatriz.
QUAL TÉCNICA APRESENTA MELHOR EFEITO: A CIRURGIA OU O LASER?
Na minha opinião, a técnica de subcisão tem melhor resultado no tratamento da celulite. No caso das estrias, o procedimento pode causar hemorragias e deixar manchas na pele. Para mim, o laser é superior à cirurgia.
EXISTEM DOENÇAS QUE FACILITAM O APARECIMENTO DE ESTRIAS?
Existem. Há distúrbios endócrinos, como a síndrome de Cushing, que provocam estrias. E até a obesidade, hoje considerada doença, é uma das principais causas desse problema, pois com o ganho de peso, a pele da mulher estica e rasga as células epiteliais, formando as estrias.