Em podcast, dermatologistas tiram dúvidas e orientam sobre o cuidado com as pintas
Já ficou em dúvida se as pintas na pele são iguais e se você deve se preocupar com elas ou não? Então, o Palavra de Dermato desta sexta-feira é para você! No podcast da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) voltado à população, os especialistas explicam tudo sobre pintas, tiram as dúvidas mais corriqueiras e orientam cuidados sobre o tema.
CLIQUE AQUI E OUÇA O PODCAST NA ÍNTEGRA
A convidada especial dessa semana é a assessora do Departamento de Laser da SBD e expert no tema, Maria Luiza Pires de Freitas; e a moderação é por conta do primeiro secretário da entidade, Geraldo Magela Magalhães.
Conforme explicam, as pintas são lesões benignas da pele formadas por conjuntos de melanócitos – células que produzem a melanina – e que aparecem desde o nascimento ou, em geral, até os 35 anos de idade. Em média, na idade adulta, uma pessoa tem mais ou menos entre 10 e 40 pintas na pele. Os especialistas frisam ainda que as pintas não são iguais e podem variar em relação à cor, superfície e tamanho.
Outro ponto apresentado e enfatizado pelos especialistas é quando o paciente deve se preocupar com uma pinta e procurar um dermatologista para que seja feita uma avaliação. Além disso, eles orientam que cada um faça um autoexame da sua própria pele para verificar se há alguma alteração ou surgimento de novas pintas.
No bate-papo há ainda esclarecimentos sobre o risco de se fazer uma tatuagem perto de uma pinta; a diferença entre pintas e manchas; quando é indicado fazer sua retirada e como é esse procedimento.
Podcast –A cada sexta-feira, tem episódio novo no ar do Palavra de Dermato, mostrando o cotidiano das pessoas e os esclarecimentos e respostas para dúvidas, sempre com base científica. O projeto conta com o apoio institucional da Vichy, Skinceuticals, La Roche Posay e Cerave.