O bate-papo da última edição do Palavra de Dermato – canal de podcasts voltado à população, produzido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – aborda tema que afeta a pele de milhões de pessoas: a acne. Temas como a relação desse problema de saúde com os hormônios, as diferentes fases da vida e a alimentação foram esclarecidos, assim como questões como a exposição do paciente com acne ao sol, o uso de hidratante e de maquiagem, e o tratamento de cicatrizes.
Todos os tópicos foram destrinchados pela dermatologista Edileia Bagatin, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da SBD e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). A conversa foi conduzida por Geraldo Magela Magalhães, 1º secretário da SBD. Durante o programa, os participantes enfatizaram que cada paciente deve consultar um médico dermatologista para que receba orientações de acordo com seu caso. Segundo eles, o tratamento é individualizado.
Tratamento – A acne é popularmente conhecida como espinha ou cravo. Trata-se de uma doença inflamatória e crônica, não contagiosa, que precisa de tratamento prolongado. É um quadro que aparece, principalmente, nos adolescentes, porém não há idade certa para começar, com registros de novos casos mesmo em crianças e na idade adulta.
Com os esclarecimentos feitos pelo Palavra de Dermato, espera-se que os ouvintes estejam em condições de cuidar melhor da saúde da pele, ficando protegidos de boatos e fakenews. Os especialistas ressaltam que a acne é uma doença complexa, com vários fatores envolvidos, que vão desde o desencadeamento da resposta inflamatória da pele até o aumento da produção da queratina (proteína da pele), incluindo alterações da barreira cutânea e fatores ambientais.
Recomendações – Na conversa, os dermatologistas da SBD também desmistificam crenças como o suposto impacto do chocolate, da carne e do açúcar no surgimento das espinhas. Também explicam se o paciente com acne pode ou não usar cremes de pele ou maquiagem, bem como efeitos ou não do uso de pasta de dente na pele; e se espremer espinhas pode causar prejuízo para a pele. Outro assunto discutido foi a prescrição de isotretinoína oral, o que ainda gera dúvidas entre os pacientes.
O Palavra de Dermato lança um novo episódio todas as sextas-feiras no Spotify e em outras plataformas de streaming. A cada semana, são discutidos em linguagem informal e de fácil compreensão assuntos relevantes para os cuidados com a pele, os cabelos e as unhas, sempre trazendo esclarecimentos e respostas para dúvidas, sempre com base científica. O projeto conta com o apoio institucional da Vichy, Skinceuticals, La Roche Posay e Cerave.