Em comemoração ao Dia do Médico, SBD participa de debate sobre os desafios da medicina no Brasil



Em comemoração ao Dia do Médico, SBD participa de debate sobre os desafios da medicina no Brasil

18 de outubro de 2017 0

Na manhã desta quarta-feira (18/10), o vice-presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Sérgio Palma, representou a entidade em sessão solene em comemoração ao Dia do Médico, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na ocasião, foi lançada a Frente Parlamentar da Medicina (FPMed), que reúne mais de 200 deputados e senadores na defesa dos interesses médicos, visando a melhoria da qualidade da saúde pública. Estiveram presentes médicos, associações, sociedades de especialidades e principais entidades médicas brasileiras, como a Associação Médica Brasileira (AMB), a Federação Nacional dos Médicos (Fenam) e o Conselho Federal de Medicina (CFM), este representado pelo vice-presidente, Mauro Ribeiro.

Em sua fala inicial, Mauro destacou sua preocupação com o futuro da formação do médico no Brasil, com a abertura indiscriminada de escolas médicas, corpo docente deficitário, falta de vagas de residência médica, além da inexistência do Plano de Carreira de Estado para médicos, o que dificulta a presença dos profissionais em municípios distantes.

“Nós temos uma bomba armada de mal atendimento da população brasileira nas próximas décadas. Temos uma política implantada há mais de 20 anos no Brasil de abertura de escolas médicas de forma desordenada em lugares onde não há condições de processo de ensino e aprendizado. Locais sem escolas, mestres ou doutores; sem laboratórios e hospitais para formar esses brasileiros. O que vamos ter nos próximos 30 anos é um contingente absurdo de profissionais, com cerca de 1,5 milhão de médicos, e o número de residência médica não vai ser suficiente nem para 30% dessa população de médicos. O ideal é que todo médico, ao terminar seu curso de medicina, faça a residência médica para atender bem a população”, salienta. O Brasil é o país com o maior número de escolas médicas no mundo, o que torna deficitária a qualidade de formação dos profissionais.

O articulador e presidente da Frente, o deputado federal e ortopedista Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS), comentou sobre os entraves políticos enfrentados pela medicina nos últimos anos e frisou que a criação da carreira federal do médico e o planejamento estratégico da participação do médico nas políticas públicas de saúde serão temas tratados de forma apropriada com o lançamento da FPMed.

“Não dá para fazer saúde apenas com os médicos. Mas é impossível fazer saúde sem os médicos e em confronto com os médicos. Todos os governos buscam se eximir de sua responsabilidade jogando a culpa no médico. É muito comum, principalmente nos municípios, os prefeitos mal avaliados na saúde jogarem a população contra os médicos. É comum vermos declarações de secretários estaduais dizendo que o problema é a falta de médicos. Essa é uma profissão que precisa ser melhor tratada pelos governos e precisamos de organização para não sermos atacados desse jeito", disse.

A crise ética e econômica no país afetando o acesso da população aos serviços públicos de saúde; a importância da mobilização dos médicos por meio das entidades médicas; a valorização e consciência dos médicos brasileiros; e a necessidade de profissionais que respondam às demandas da população são algumas propostas da FPMed que foram colocadas em discussão.

O vice-presidente da SBD, Sérgio Palma, reforçou a importância de todos participarem mais da vida política desse país. “É hora de usar a força do coletivo na gestão da saúde brasileira. Acredito que o encontro ganhou um peso importante por contar com a participação de muitos dirigentes engajados em se organizar de forma consistente para o avanço de propostas para a categoria médica e o sistema de saúde”, considera.

União de esforços em defesa da medicina: Deputado Mandetta; o vice-presidente da SBD, Sérgio Palma; e o vice-presidente do CFM, Mauro Ribeiro





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados