A edição de julho do JSBD, já disponível para acesso on-line, traz como destaque a campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) de valorização profissional, que visa a melhoria da qualidade da saúde no país e a segurança da população. Na publicação, os leitores vão saber detalhes da iniciativa. Entre as pautas da valorização do dermatologista e defesa médica, estão a revisão da tabela Sigtap para a normatização de procedimentos cirúrgicos por dermatologistas no SUS; a decisão da Justiça, atendendo à ação movida pela SBD, que integra a Comissão Jurídica de Defesa do Ato Médico, determina a proibição de que enfermeiros realizem procedimentos médicos estéticos; e a necessidade do uso do Termo de Consentimento Informado pelo médico, a fim de evitar ou reduzir possibilidades de ações judiciais futuras.
Na coluna Opinião, especialistas comentam sobre a importância no ensino da dermatologia na graduação médica e na residência em dermatologia. Também estão presentes na publicação assuntos institucionais, como o encontro da Diretoria com os chefes de Serviços Credenciados da região sul, São Paulo e Espírito Santo e com presidentes dos próximos três Congressos Brasileiros. Outro tema abordado é como está o mercado de trabalho para o dermatologista, na coluna Carreira.
A dermatologia busca se fortalecer por meio de encontros científicos de alto nível. O Congresso Brasileiro de Dermatologia na Costa do Sauípe, a ser realizado em setembro, é um exemplo. Será uma oportunidade para reunir expoentes da dermatologia para discutir as novidades e atualizações da área. O 1o Simpósio Nacional de Imunobiológicos da SBD e o 9o Simpósio Nacional de Psoríase, ocorridos em maio, seguem a mesma linha de excelência. Confira detalhes sobre esses temas na edição de julho do JSBD.