Dois anos de trabalho e muitas conquistas marcaram a Gestão 2019-2020 da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). As iniciativas e realizações constam no relatório das atividades realizadas durante esse período, apresentado nesta quarta-feira (30) aos diretores e associados da instituição. O documento – composto por 11 capítulos e 68 páginas – detalha as principais ações conduzidas ao longo dos últimos 24 meses. Entre elas, destacam-se as articulações em favor da defesa profissional, a participação da entidade em audiências públicas no Congresso Nacional e o estímulo à educação continuada e à produção de conhecimento.
Acesse aqui a íntegra do Relatório da Gestão 2019-2020
“Foi por vocês que fomos ao Congresso Nacional, em reuniões e audiências públicas, para falar da importância da dermatologia e da necessidade de se respeitar o ato médico. Esse mesmo ímpeto nos fez buscar nos tribunais das mais diferentes instâncias a proteção de nossos direitos, enquanto médicos e pacientes, lutando contra as tentativas de invasão de competências”, diz trecho da mensagem do presidente da SBD, Sérgio Palma, no documento.
Em sua mensagem de despedida do cargo, o presidente Sérgio Palma fez agradecimentos aos outros diretores. “Expresso gratidão profunda aos membros da diretoria executiva da SBD na Gestão 2019-2020: Leonardo Mello Ferreira, do Espírito Santo; Flávia Vasques Bittencourt, de Minas Gerais; Egon Daxbacher e Cláudia Carvalho Alcantara Gomes, ambos do Rio de Janeiro. De modo especial, faço menção ao vice-presidente Mauro Enokihara, de São Paulo, que assume o comando da SBD no período 2021 a 2022. A ele e sua diretoria, manifesto meu apoio integral e convido cada um de vocês, nossos colegas, a fazerem o mesmo”, destacou.
Para o diretor financeiro da SBD, Egon Daxbacher, a Gestão 2019-2020 conseguiu cumprir as metas estabelecidas com ética, idoneidade, transparência e responsabilidade, cujo resultado alcançado “se materializou no fortalecimento da instituição, minimizando perdas e custos e aumentando a receita”, declara.
Iniciativas – Logo no início do relatório, no capítulo Responsabilidade e Transparência, são delineadas iniciativas relacionadas à condução operacional e logística da SBD, destacando-se a modernização dos processos, a ampliação do leque de serviços oferecidos aos associados e o manejo racional dos recursos disponíveis. Também é apresentado o cuidado da diretoria da Gestão 2019-2020 em promover um uso racional dos recursos da entidade.
Destaque para o lançamento do novo aplicativo da SBD, que veio com o objetivo de facilitar uma série de transações; a anuidade sem reajuste, em 2020 e em 2021; a modernização dos sistemas e fluxos internos; a oferta de vantagens e benefícios aos associados; e a nova plataforma online.
Outra frente de atuação da Gestão 2019-2020 foi o investimento contínuo na avaliação de serviços de ensino e pesquisa em dermatologia do País. Por meio da Comissão de Ensino da entidade, chancelou a atuação de 90 centros de residência e especialização (lato sensu) credenciados, distribuídos em 21 estados e no Distrito Federal.
No Relatório da Gestão 2019-2020, também são apresentadas iniciativas, como a atuação da entidade em busca da qualificação dos serviços credenciados da SBD, com incursões junto ao Ministério da Educação e à Comissão Nacional de Residência Médica, além da organização de uma série de cursos e eventos que permitiram a atualização técnica e científica dos dermatologistas brasileiros.
Cursos e eventos – O trabalho da SBD, no período analisado, foi implementado com a ajuda de cursos, congressos, simpósios e webinares com o intuito de promover o compartilhamento ininterrupto de conhecimentos e informações. Esse esforço teve continuidade mesmo diante das orientações sanitárias por conta do novo coronavírus, o que incluiu medidas de distanciamento social.
Para contornar esse desafio, a SBD desenvolveu estratégias inovadoras para oferecer atualização de conhecimentos, realocando investimentos e priorizando instrumentos de educação à distância (EAD). Entre 2019 e 2020, a entidade participou diretamente da organização de 17 eventos. Os encontros, que contaram com programação preparada com o que há de mais recente em termos técnicos e científicos, cumpriram seu papel de manter os associados atualizados.
Contudo, a entidade foi além. Estimulou a produção de documentos, artigos, livros, cartilhas, consensos. Tudo para que os profissionais tivessem acesso a conhecimento científico sólido e confiável. Todas as publicações estão no site da instituição disponível para acesso dos associados.
Defesa Profissional – O período entre 2019 e 2020 foi marcado por atuação intensa da SBD no campo da defesa profissional. Capitaneados pela diretoria-executiva, lideranças e colaboradores da entidade contribuíram em diferentes frentes com o objetivo de preservar a saúde e o bem-estar dos pacientes por meio da manutenção de critérios de qualidade, eficiência e segurança no exercício da especialidade.
Nos últimos anos, a entidade apresentou centenas de denúncias e ações na Justiça em desfavor de profissionais não médicos e conselhos de classe em todo território brasileiro. Mas a defesa profissional da entidade não se limitou ao trabalho realizado no Judiciário e no Legislativo. Essa atuação envolveu ainda participação relevante em debates onde a SBD atuou como porta-voz da dermatologia e dos pacientes, encaminhando demandas específicas ao Ministério da Saúde, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e outras instâncias.
Comunicação – De forma complementar, como demonstra o relatório, entre 2019 e 2020, a SBD produziu conteúdos informativos disponibilizados em seus canais próprios de comunicação (site e redes sociais) e pela grande imprensa (nacional e regional). A Gestão também promoveu várias campanhas que fortaleceram a imagem da instituição.
Todas as iniciativas abordaram temas relacionados à dermatologia, focando as medidas de prevenção e de tratamento precoces, bem como o debate sobre o aspecto social envolvido em diferentes transtornos. Além disso, desde o início da pandemia, a SBD tem acompanhado a evolução dos acontecimentos por meio de seus departamentos e comissões técnicas e científicas. Atenta aos acontecimentos e comprometida com a oferta de orientações aos seus associados, em março, a SBD colocou no ar uma página especial, onde agrupou uma série de informações relevantes sobre a Covid-19 para os médicos.