A nova diretoria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) tomou posse em assembleia realizada no dia 27 (sábado), em São Paulo. A cerimônia fez parte da 75ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (CSBD). Os especialistas que estarão à frente da entidade são: Heitor de Sá Gonçalves (presidente); Carlos Barcaui (vice-presidente); Regina Carneiro (secretária-geral); Márcio Serra (tesoureiro); Rosana Lazzarini (1ª secretária); Fabiane Brenner (2ª secretária); e Renata Magalhães (diretora científica). Esse grupo começará a gerir a SBD, oficialmente, a partir do dia 1º de janeiro de 2023.
No discurso de posse, Heitor agradeceu a atual gestão pelo apoio e trabalhos feitos. Também relembrou parte de sua trajetória de vida associativa. “Agradeço imensamente aos professores Sinésio Talhari, Bernardo Gontijo e Maria Ester Café. Ao presidente na gestão 2021-2022, deixo meu agradecimento: Mauro Enokihara, mesmo quando não sabia que queria fazer parte da vida associativa, você me ensinou muito do que sei hoje em dia”, declarou.
Reuniões – O novo presidente contou ainda que já estão sendo feitas reuniões da nova diretoria para traçar os planos dos primeiros meses do próximo ano e apresentou algumas das estratégias de ação. Entre as metas da gestão, estão pleitear, junto à Associação Médica do Brasil (AMB), campanha para melhoria dos honorários médicos tanto na saúde suplementar quanto no Sistema Único de Saúde (SUS); manter campanha contínua de conscientização junto à mídia e à população em geral sobre o papel e a importância do dermatologista na clínica, na cirurgia e na cosmiatria.
Outros objetivos da nova gestão são: implementar a participação da SBD no ensino da dermatologia na graduação em medicina; manter relacionamento contínuo com as instituições públicas de saúde nas três esferas de governo, visando as melhores tecnologias para assistência à população brasileira; criar estruturas de assessoria às necessidades das regionais, serviços credenciados e associados; e modernizar os sistemas de gestão, tanto na SBD nacional como nas regionais.
Eleição – A eleição ocorreu no dia 30 de abril, de forma on-line, o que permitiu aos dermatologistas exercerem o direito do voto à distância, a partir de suas residências ou locais de trabalho. O envio dos votos aconteceu entre meia-noite do dia 26 de abril (terça-feira) até uma hora após o início da Assembleia Geral, realizada em 30 de abril. Todos os associados que estavam em dia com suas contribuições até o momento anterior ao prazo de início da votação eletrônica, ou seja, 26 de abril, puderam participar do processo.
Os votos foram apurados por empresa independente, contratada para disponibilizar o ambiente virtual de votação. Segundo o relatório apresentado, no total 1.267 associados votaram. A chapa recebeu o apoio de 1.208 nomes. Houve 33 votos em branco e 26 votos nulos.