Destaques do 76º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia – 08 de setembro de 2023
No segundo dia do Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia, realizado no Centro de Convenções CentroSul, em Florianópolis, em Santa Catarina, os participantes tiveram a oportunidade de imergir em temas relevantes para a área de atuação, como Cosmiatria e procedimentos estéticos, Cirurgia dermatológica, dermatologia pediátrica e geriátrica. Abaixo, destacamos algumas das aulas em destaque:
1 – Procedimentos práticos em vídeo
No segundo dia de Congresso, o Auditório Dr. Jorge José de Souza Filho foi inteiramente dedicado a procedimentos práticos em vídeo. Especialistas de vários estados (RJ, SP, MG, MS, BA, RS e DF) demonstraram diferentes técnicas de rejuvenescimento facial, corporal, de mãos e lábios, e de pescoço e colo. Além das demonstrações, os médicos abordaram sobre laser e novas tecnologias e também sobre bioestimuladores de colágeno, ácido hialurônico, fios de tração, abordagens injetáveis, entre outros temas.
2 – Discutindo com os experts: Dermatologia pediátrica
A Dermatologia pediátrica esteve em pauta, trazendo a ótica de diversas especialistas no assunto para temas como: escabiose em crianças de até 4 meses, manchas hipercromicas em bebês e nevo congênito gigante. A discussão contou ainda com a participação da convidada internacional Dra. Danielle Marcoux, do Canadá, que falou sobre tratamentos para dermatite atópica grave em menores de 6 anos.
A Dra. Regina Carneiro revelou alguns dos desafios da área: “Além de tratar as dermatoses desses pequenos pacientes, também precisamos lidar com a angústia e ansiedade dos pais.”
3 – Dermatologia geriátrica
O painel que abordou o tema Dermatologia geriátrica mostrou os desafios dos procedimentos estéticos nos pacientes 70+, que estão cada vez mais vaidosos e em busca de novidades. A Dra. Célia Kalil apresentou diferentes abordagens com laser e outras tecnologias para esse público. Ela destacou a importância de avaliar comorbidades dos pacientes para definir as melhores opções de tratamento. A Dra. Fabiane Brenner falou sobre alopecia fisiológica, que acomete pacientes de ambos os sexos com mais de 50 anos. “É uma condição que afeta diretamente a autoestima dos pacientes e pode ser minimizada com os cuidados dermatológicos”.
4 – Bloco cirúrgico – Cirurgia micrográfica e cirurgia de consultório
Na palestra sobre cirurgia migrográfica, foram apresentadas as vantagens desse tipo de cirurgia para tratamento do câncer de pele, pois apresenta um melhor resultado estético para o paciente. Além disso, uma outra sessão abordou a cirurgia de consultório, esclarecendo quais os procedimentos que o dermatologista pode realizar no consultório, o que a legislação / ANVISA permite, quais os equipamentos necessários. A Dra. Rafaella Matos trouxe ainda alguns exemplos de como fazer criocirurgia, eletrocirurgia e causocirurgia no consultório.
Essas palestras destacam a complexidade e a grande abrangência do trabalho do médico dermatologista, demonstrando a importância deste profissional para toda a sociedade.
Para mais informações e detalhes sobre as próximas sessões, visite o site oficial do congresso: https://eventos.sbd.org.br/76csbd/.