Dermatologistas esclarecem os cuidados necessários para evitar queimaduras em casa
Os acidentes cosméticos são causas muito comuns de pessoas irem parar na emergência de um hospital, em especial crianças, adolescentes e idosos. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) trouxe um episódio especial do Palavra de Dermato sobre como prevenir queimaduras em casa.
No bate-papo informal e descontraído, mas recheado de informações, a dermatologista e professora da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista (Unesp), Luciana Abadde, traz curiosidades e dicas práticas sobre o tema. A conversa conta com a moderação do presidente da SBD, Mauro Enokihara.
OUÇA AQUI O BATE-PAPO COMPLETO
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 70% das queimaduras no Brasil ocorrem em ambiente doméstico. Entre os grupos mais vulneráveis, estão as crianças de até 10 anos, que correspondem a 40% dos registros de queimaduras. Por isso, é importante saber diferenciar os seus tipos e o que n]ao se deve fazer após o ocorrido.
Conforme explicam os especialistas, existem quatro tipos de queimaduras: as térmicas (causadas por líquidos quentes, contato com as chamas ou vapor); as elétricas (são mais graves e ocorrem tanto em ambiente doméstico como no trabalho em virtude de descargas elétricas); as químicas (acontecem por produtos corrosivos); as por radiação (engloba também a radiação solar).
Além disso, os dermatologistas enfatizam a importância de não fazer tutoriais ou recomendações populares e sem embasamento científico. Ou seja, não é recomendado o uso de gelo, manteiga, pasta de dente ou pó de café na queimadura. Após o acidente, é preciso fazer a remoção da fonte de calor, o afastamento daquilo que o queimou, e o resfriamento do local. Esse resfriamento pode ser feito com á água da torneira ou do chuveiro em temperatura ambiente, nem gelada e nem quente. O local deve ficar nessa água corrente por cerca de 20 minutos.
Durante o programa há ainda esclarecimentos sobre outras tipos de primeiros socorros; sobre formas de controlar a dor; a avaliação da gravidade; e os riscos de complicações.
Podcast –A cada sexta-feira, tem episódio novo no ar do Palavra de Dermato, mostrando o cotidiano das pessoas e os esclarecimentos e respostas para dúvidas, sempre com base científica. O projeto conta com o apoio institucional da Vichy, Skinceuticals, La Roche Posay e Cerave.