A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) informa aos especialistas e demais médicos que continua em funcionamento a página para cadastrar profissionais da saúde no programa O Brasil Conta Comigo, mantido pelo Ministério da Saúde. A iniciativa visa facilitar a contratação especial de médicos e de outros membros das equipes de atendimento que se interessem em atuar, emergencialmente, em locais que necessitam de reforço contra a pandemia. Um dos exemplos é o Amazonas, que já está recebendo ajuda de voluntários.
Para saber mais sobre as condições oferecidas pelo programa, o Ministério da Saúde disponibilizou um folder com um detalhamento. Segundo a Pasta, existe um contrato, no qual constam as responsabilidades das partes e a descrição dos direitos dos médicos. Os interessados em participar da iniciativa podem se inscrever acessando página na internet mantido pelo Governo.
ACESSE O FOLDER DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
ACESSE A PÁGINA PARA INSCRIÇÕES NO BRASIL CONTA COMIGO
As entidades médicas, como a Associação Médica Brasileira (AMB), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a própria SBD, ajudam na divulgação dessa iniciativa importante na luta contra o coronavírus, contudo, reiteram a importância de que os gestores garantam acesso a equipamentos de proteção individual (EPIs), dentre outros itens.
Da lista fazem parte: remuneração adequada (paga pelo Ministério da Saúde), incluindo insalubridade e adicional noturno (quando for o caso), infraestrutura para atendimento (medicamentos, respiradores e outros equipamentos e insumos fundamentais em um cenário como como o atual), alojamento e custos de deslocamento e de retorno à origem, quando necessários.
Profissionais que integrem O Brasil Conta Comigo ou façam parte das equipes locais devem acompanhar o desenvolvimento das atividades contra o coronavírus em seus serviços e, se perceberem falhas na sua condução, podem informar as distorções por meio de plataformas criadas pela AMB e pelo CFM.