Ação ocorre nesta sexta-feira (15) durante o Bem Estar Global e é uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), FQM Farmoquímica e Fundação Laço Rosa
Salvador recebeu nesta sexta-feira (15/7) a campanha #fortalizese, idealizada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), FQM Farmoquímica e Fundação Laço Rosa com o objetivo de promover a doação de cabelos para mulheres em tratamento de câncer. A ação ocorreu das 8h às 14h, durante o Bem Estar Global, na Arena Boca do Rio. Na tenda da SBD, profissionais de salões parceiros promoveram, gratuitamente, o corte de cabelos a serem doados e uma equipe de dermatologistas da Regional Bahia, coordenada pelo presidente Paulo Roberto Lima Machado, orientou e tirou dúvidas do público sobre câncer da pele, incluindo o melanoma acral, um tipo raro que surge na planta das mãos, na planta dos pés e dedos, podendo inclusive acometer a unha nas mãos e nos pés e sobre tratamento de cabelos.
“A importância de participar desse evento é imensa, pois esclarecemos a população sobre as medidas preventivas com relação ao câncer da pele, dedicando uma especial atenção com relação à importância da realização do exame para a detecção do melanoma, principalmente o melanoma acral, mais comum nas pessoas de pele negra e na Bahia, e isso tem uma importância especial; além de estimular as pessoas a fazerem doações dos seus cabelos para os indivíduos que estão passando por tratamento de diversos tipos câncer”, disse o presidente da SBD-BA, Paulo Roberto Machado.
Para avaliar pintas e manchas, foram realizados exames por meio do dermatoscópio. Conectado a uma câmera digital, o aparelho proporciona o registro das manchas, para a análise dos dermatologistas. Também houve a distribuição de folhetos explicativos.
Helaine Varoto, 38 anos, e Aidil Barbosa, 49, foram algumas das doadoras da campanha #fortalizese. Ambas ressaltam a importância de ajudar a quem precisa e ficam felizes em poder colaborar. “Soube da doação no evento e resolvi doar, porque já queria cortar mesmo, e juntaram as duas coisas. Além do mais, fazer o bem é sempre gratificante”, disse Helaine. “Vai ficar curtinho mas está bom! O gesto é simples e a causa é nobre”, completa Aidil. Segundo a organização, cerca de 25 pessoas doaram seus cabelos.
Histórico
Essa é a segunda vez que a campanha #fortalizese (www.fortalizese.com.br) participa do Bem Estar Global: a primeira, no mês de maio, em Goiânia, recebeu 30 doações de cabelos e o equivalente a seis metros de fios que serão transformados em perucas para mulheres em tratamento de câncer inscritas no Banco de Perucas da Fundação Laço Rosa, pioneira nesse tipo de iniciativa solidária. Desde seu lançamento nacional, em abril, a campanha já arrecadou mais de 1.400 doações vindas de todo país.