Dermatologistas acompanham debate sobre casos clínicos de alopecia em nova edição do projeto SBD Live



Dermatologistas acompanham debate sobre casos clínicos de alopecia em nova edição do projeto SBD Live

29 de julho de 2020 0

“Casos clínicos em alopecia: como conduzir?”. Esse foi o tema central da discussão promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com apoio da Editora Manole, em seu mais recente encontro virtual. A live, transmitida na terça-feira (28/7), por meio de plataforma online exclusiva para os associados da SBD, trouxe informações atualizadas sobre diagnóstico e manejo da perda de cabelo em homens e mulheres, uma das queixas mais frequentes nos consultórios dermatológicos.

Para assistir à live acesse o link

O coordenador do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD e um dos moderadores do evento, Leonardo Spagnol Abraham, deu início aos debates apresentando o caso clínico de uma mulher jovem, de 24 anos, com alopecia androgenética avançada. Conforme ressaltou, o cuidado desse perfil de paciente consiste num desafio, uma vez que no Brasil a condução está associada à utilização de medicamentos em caráter off label, ou seja, que não seguem as indicações homologadas na bula.

“Para mulheres jovens, existe a possibilidade da associação de antiandrógeno no contraceptivo oral. No entanto, há efeitos colaterais que devem ser avaliados. O uso de Minoxidil tópico é outra opção importante e sem grandes repercussões em termos de reações adversas. No entanto, ele pode não ser suficiente para frear o avanço da alopecia em episódios com comprometimentos mais graves”, pontuou.

De acordo com a assessora do Departamento de Cabelos e Unhas, Fabiane Mulinari Brenner, no tratamento da perda de cabelo é sempre necessário realizar uma avaliação do couro cabeludo, identificar o grau de progressão da alopecia e alinhar junto ao paciente expectativas realistas sobre sua evolução.

“Durante a consulta, é fundamental investir tempo explicando que a ‘repilação’ completa dos fios é um processo inviável, em muitos casos. O tratamento busca frear o processo de queda e melhorar a qualidade dos fios remanescentes nos quesitos espessura e comprimento. Se ao longo do tratamento, o cabelo apresentar uma melhora no aspecto geral, o nosso objetivo foi alcançado com sucesso, porque a tendência natural é de piora expressiva com o passar do tempo”, afirmou.

Além disso, segundo destacou a dermatologista Bruna Duque Estrada, também assessora do Departamento de Cabelos e Unhas da SBD, estimular a aderência ao padrão ouro de tratamento para a alopecia androgenética é um dos pontos chaves para a boa condução da maioria dos pacientes.

“De modo isolado, a ingestão de vitaminas, assim como o uso de laser ou microagulamento, não são tão úteis para resolver o problema. Diferentes evidências consensuais da literatura médica demonstram que o uso do Minoxidil combinado aos bloqueadores da testosterona são o padrão mais eficaz para a queda de cabelo. Apesar da simplicidade aparente, a questão principal está na adesão dos pacientes, pois o tratamento precisa ser efetuado diariamente e por tempo indeterminado. A indicação é orientar com clareza e estimular por meio das consultas de acompanhamento”, frisou.

Ao final das apresentações, em conjunto, os especialistas responderam ainda uma série de questões enviadas pelos espectadores da live. Entre as perguntas, dúvidas sobre: como avaliar a necessidade de suplementação de vitaminas; eflúvio após realização de cirurgia bariátrica; influência de distúrbios metabólicos na alopecia; uso de microagulhamento e drug delivery; e outras. Sobre esses dois últimos itens, o presidente da SBD destacou a percepção entre os dermatologistas de que as técnicas de microagulhamento, MMP e drug delivery possuem poucas evidências de resultado quando utilizadas isoladamente e podem ser associadas ao tratamento padrão.

SBD Live – Na oportunidade, o presidente da SBD, Sérgio Palma, que também atuou como moderador do evento, aproveitou a audiência para ressaltar o esforço empreendido pela atual gestão da entidade no intuito de propiciar aos associados acesso à atualização científica de qualidade, sobretudo nesse momento em que ainda vigoram as medidas de distanciamento social, em função da pandemia de Covid-19.

“A missão do projeto SBD Live é disseminar conhecimento e contribuir para o aprimoramento dos dermatologistas brasileiros, especialmente nesse período de crise. Essa é mais uma iniciativa da diretoria e dos Departamentos Científicos pela valorização dos associados. De forma geral, temos registrado audiência e repercussões bastante positivas. Por isso, convidamos todos os especialistas a continuarem prestigiando as lives semanais da SBD”, concluiu.

 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados