CSBD 2016 chega à reta final com saldo positivo
Os dois últimos dias do Congresso de Porto Alegre 2016 conjugaram o programa científico com o social de maneira surpreendente. Na sexta-feira, 9, a grade científica foi preenchida com reuniões de Departamentos da SBD para a discussão de temas fundamentais, entre eles, “Margens comprometidas e coincidentes no câncer da pele basocelular”, do Departamento de Cirurgia Micrográfica, coordenado por Selma Schuartz Cernea (SP) e “Rastreamento de Teledermatologia”, do Departamento de Teledermatologia, sob o comando de Daniel Holthausen Nunes (SC). As conferências internacionais também ganharam destaque neste dia, bem como os simpósios Psoríase de A-Z, com aulas sobre biológicos e fototerapia e Drug Delivery (o que realmente funciona), englobando as palestras “Microagulhamento com e sem ativos para rugas e cicatrizes”; “Microagulhamento nas alopecias: isolado ou com adição de ativos”; e “Outros usos do drug delivery além do rejuvenescimento”.
A sexta-feira foi encerrada com o show da banda Big Time Orchestra. A banda agitou o Pepsi On Stage com suas releituras de rock e pop nacionais em estilo neoswing e rockabilly.
“O papel do dermatologista no diagnóstico do melanoma”, sessão apresentada pelos dermatologistas Carlos Barcaui (RJ) e Lucio Bakos (RS), abriu a programação científica do último dia de Congresso Brasileiro, neste sábado (10). Essa sessão contou com a presença da palestrante internacional Suzanne Olbricht (EUA), presidente da Academia Americana de Dermatologia (AAD), que abordou a biópsia e excisão da lesão primária. Nas outras salas eram apresentadas conferências, sessão especial e fóruns de debate sobre “O futuro da cosmiatria”; “Antioxidantes e suplementos”; “Dermatose e nutrição”; “Pele e etnias”; “Fórum de residentes”; “Dermatologia dos viajantes”, “Pesquisa em dermatologia”, entre outras temáticas que geraram muita discussão ao longo do dia.
Na cerimônia que finalizou as atividades do CSBD foram divulgados os prêmios para os melhores trabalhos científicos apresentados durante o Congresso. Após este grande encontro da dermatologia brasileira, o congressista que quiser esticar a estada para conhecer mais Porto Alegre e outras cidades do Rio Grande do Sul, terá inúmeras opções de passeios, como aproveitar para conhecer o Parque da Redenção, o Parcão, os estádios do Grêmio e do Inter, a orla de Ipanema, o Museu Iberê Camargo, ou quem sabe subir a serra para uma visita a Canela, Gramado, Nova Petrópolis ou Bento Gonçalves. Enquanto isso, a Bahia, cidade-sede do próximo Congresso, já inicia os trabalhos para a realização do evento, na Costa do Sauípe, de 7 a 10 de setembro de 2017.