Covid-19: SBD divulga perguntas e respostas sobre dúvidas dos dermatologistas em temas relacionados à pandemia



Covid-19: SBD divulga perguntas e respostas sobre dúvidas dos dermatologistas em temas relacionados à pandemia

24 de março de 2020 0

Tendo em vista as últimas medidas publicadas pelo governo federal em virtude da pandemia de Covid-19, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), por meio de sua Assessoria Jurídica, preparou um Q&A (Perguntas e Respostas) acerca de temas relacionados à doença e que têm impacto direto na rotina dos profissionais e de seus consultórios. Questões como telemedicina, demandas trabalhistas e outros, são tratados de modo direto e didático, oferecendo uma visão geral sobre os problemas relatados. 

Clique aqui e confira as perguntas e respostas 

Segundo o presidente da SBD, Sergio Palma, esse Q&A é uma ferramenta importante para orientar os dermatologistas em meio a tantas informações e questionamentos que têm surgido. “A Gestão 2019-2020 está empenhada em levar informações atualizadas e de qualidade aos especialistas. Por isso, já elaboramos alguns posicionamentos sobre tratamentos e protocolos clínicos e, agora, oferecemos aos colegas uma visão ampla sobre diferentes temas”, afirmou. 
 
Temas – O Q&A está dividido em três grandes tópicos: assuntos gerais, trabalhista e telemedicina. No primeiro item, são abordados temas como equipamentos de proteção individual (EPIs); mudança no local de trabalho; fechamento de clínicas e cancelamento de consultas; convocação de médicos e estudantes de medicina; médicos sintomáticos; e profissional em grupo de risco; entre outros.  

Já no segundo bloco, dedicado às relações trabalhistas, são esclarecidas dúvidas sobre teletrabalho; como implementar teletrabalho consultório e/ou empresa; o que fazer se o empregado não possuir eletrônicos que possibilitem a realização do trabalho à distância; pagamento de férias durante o estado de calamidade pública; e folha de pagamentos.

No item sobre telemedicina, por sua vez, são apresentadas questões inerentes à autorização temporária da prática da telemedicina pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e detalhada em portaria do Ministério da Saúde. São abordadas questões como o sigilo, registro do atendimento, emissão de receitas, entre outros. 

Conhecimentos – “Trata-se de uma situação inédita na história da saúde pública mundial. A cada dia estamos construindo novos conhecimentos, encontrando novas soluções e descobrindo novos desafios. Entendemos a urgência dos pacientes e dos especialistas e estamos nos redobrando para atender a todos em suas inquietações”, disse Sergio Palma.

Segundo ele, à medida que novos conteúdos forem elaborados serão imediatamente incorporados ao Q&A da SBD sobre Covid-19. “Dentro da possibilidade, criaremos um grande canal para orientar os dermatologistas brasileiros nesse momento de crise internacional. Estamos juntos nesse desafio”, concluiu.
 





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados