COMUNICADO IMPORTANTE



COMUNICADO IMPORTANTE

30 de outubro de 2014 0

Uma mulher de 39 anos morreu no último fim de semana após fazer um procedimento de aplicação de hidrogel “Aqualift” nos glúteos. Vítima de embolia pulmonar, a paciente realizou o procedimento com uma suposta biomédica, numa clinica de estética em Goiânia.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) vem alertando as autoridades (Ministério Público) para o risco de aplicações de substâncias na pele por não médicos. Os procedimentos estéticos podem parecer simples e inócuos, mas isso não é verdade. Para aplicação de substâncias no corpo, é preciso conhecer a anatomia, fisiologia, imunologia e as interações das drogas utilizadas. Além disso, o mais importante é conhecer as prováveis complicações inerentes aos procedimentos e saber tratá-las de forma adequada. Isso pode salvar a vida dos pacientes. Portanto, esse triste caso nos faz refletir e serve de alerta, mais uma vez, para a importância da realização de procedimentos estéticos por um médico especialista, profissional que é apto para lidar, inclusive, com as possíveis complicações.

Nossa missão é prioritariamente proteger a população, evitando o exercício da medicina em condições inadequadas, assim como o uso de produtos sem reconhecimento científico. É estarrecedor ver a banalização desses tratamentos e administração livre desses produtos, ainda que saibamos dos seus perigos.

Estamos à frente de uma situação extremamente grave, em que diariamente a população é colocada em risco. Gostaríamos de alertar a todos de que o médico é o profissional da saúde capacitado ao longo de seis a dez anos para diagnosticar complicações clinicas, como a embolia pulmonar e tratá-las de forma adequada.

DENISE STEINER – PRESIDENTE
SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA (SBD)





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados