Campanha Nacional de Conscientização sobre a Psoríase
<!–
–>
Vamos falar sobre psoríase?
Promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a Campanha Nacional de Conscientização da Psoríase, aberta oficialmente em outubro, visa combater o preconceito e melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras da doença. Para isso, desde 2016, a entidade elabora ações anuais de esclarecimento para mostrar que os pacientes podem conviver com a doença – considerada crônica sistêmica, autoimune e não contagiosa –, que afeta a pele de cerca de 3% da população mundial, isto é, 125 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo 5 milhões apenas no Brasil.
A psoríase se manifesta, predominantemente, por lesões arredondadas, avermelhadas e descamativas na pele, que geralmente aparecem nos joelhos, cotovelos, unhas, mãos, pés e couro cabeludo, podendo atingir todo o corpo. Possui inúmeras opções de tratamento (tópicos, sistêmicos e com fototerapia), que sempre devem ser feitos por um médico dermatologista. Pacientes com psoríase têm mais chance de desenvolver artrite psoriática, diabetes, Doença de Crohn, doenças cardiovasculares, obesidade e depressão.
Campanha de Conscientização sobre a Psoríase
Ação anual é mais uma oportunidade para informar pacientes e população sobre a doença, que é lembrada mundialmente no mês de outubro.
Alertar a população sobre uma doença de pele que afeta cerca de cinco milhões de pessoas no País, em especial os grupos de 30 a 40 anos e de 50 a 70 anos, sem distinção quanto ao gênero. Esse é o objetivo da Campanha Nacional de Conscientização sobre a Psoríase, lançada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). A iniciativa engloba uma série de ações que ocorrerão durante o mês de outubro e tem como alvo também atualizar os médicos sobre as opções existentes para o diagnóstico e o tratamento dessa doença.
“Queremos deixar claro para todos que a psoríase tem tratamento, pode ser controlada. O melhor de tudo: graças ao trabalho da SBD e de outras organizações da sociedade, o SUS e os planos de saúde disponibilizaram para os pacientes acesso a medicamentos de alta eficácia, os chamados imunobiológicos. Ao contrário de anos anteriores, em 2021, temos um motivo para comemorar”, resumiu o coordenador Nacional da Campanha, André Carvalho.
Conheça algumas peças da campanha produzida pela SBD para a ação de 2021.
.video-flex {
position: relative;
padding-bottom: 56.25%;
padding-top: 0px;
height: 0;
overflow: hidden;
}
.video-flex iframe, .video-flex object, .video-flex embed {
position: absolute;
top: 0;
left: 0;
width: 100%;
height: 100%;
}
.video-flex {
position: relative;
padding-bottom: 56.25%;
padding-top: 0px;
height: 0;
overflow: hidden;
}
.video-flex iframe, .video-flex object, .video-flex embed {
position: absolute;
top: 0;
left: 0;
width: 100%;
height: 100%;
}
.video-flex {
position: relative;
padding-bottom: 56.25%;
padding-top: 0px;
height: 0;
overflow: hidden;
}
.video-flex iframe, .video-flex object, .video-flex embed {
position: absolute;
top: 0;
left: 0;
width: 100%;
height: 100%;
}
A estratégia desenvolvida neste ano pela SBD inclui postagens (textos e imagens) nas redes sociais, o compartilhamento de vídeos de especialistas com esclarecimentos sobre a doença e a participação de celebridades com depoimentos sobre o tema. A cantora Kelly Key, que tem o diagnóstico de psoríase, e o jornalista Fernando Rocha estão entre as personalidades que emprestaram sua imagem e voz para alertar os brasileiros sobre os cuidados.
A SBD também preparou uma live para a população, no dia 29 de outubro, quando interessados poderão interagir com especialistas. Além disso, vários prédios e monumentos também vão iluminar suas estruturas em roxo e laranja, as cores da psoríase. Entre eles, estão o Congresso Nacional, em Brasília (DF), a sede da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), na capital paulista, e o Teatro Amazonas, em Manaus (AM). Prefeitura, órgãos públicos e outras entidades também vão compartilhar as mensagens de prevenção em seus canais de comunicação.
Para os dermatologistas, a SBD desenvolveu duas abordagens. A primeira é a realização de uma live, durante a qual serão compartilhadas as mais recentes atualizações científicas e terapêuticas para o diagnóstico e o tratamento da psoríase. Da mesma forma, os profissionais serão alertados, por meio de mensagens, sobre a disponibilidade de medicamentos modernos e de alta performance na rede pública e nos planos de saúde.
Associações de Pacientes
ABEAPP – Associação Brasileira de Estudos e Assistência às Pessoas com Psoríase
ABRAPSE – Associação Brasiliense de Psoríase
ACEPP – Associação Cearense de Portadores de Psoríase
AMAPP – Associação Mineira de Apoio aos Portadores de Psoriase
APAM – Associação de Psoríase do Amazonas
PSORIERJ – Associação dos Amigos dos Portadores de Psoríase do Rio de Janeiro
PSORISUL – Associação Nacional dos Portadores de Psoríase
PSORIPAR – Associação Paraense de Pessoas com Psoríase