O site da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) acaba de passar por total reformulação. O novo espaço entra no ar em setembro, durante o Congresso Brasileiro, e tem o objetivo de se tornar o endereço local de referência para consultas sobre a especialidade, fortalecendo a comunicação com o público leigo e estreitando o relacionamento com o associado. Com navegação mais fluida, intuitiva e amigável, a nova homepage possui áreas de acesso aberto, com informações detalhadas sobre doenças, e áreas de acesso exclusivo, com materiais de atualização do dermatologista, que contará agora com uma página exclusiva, com o respaldo da SBD, para divulgar seu trabalho junto a seus pacientes. No espaço, há informações para incluir a experiência profissional, formação, fotos e informações do consultório, nos moldes da rede social para profissionais LinkedIn.
“O portal é a principal ferramenta para o público leigo se conscientizar da importância dos cuidados com a pele, cabelos e unhas e ficar atento aos sinais e manchas no corpo para evitar doenças que ainda matam, como o câncer da pele. Essa reformulação atende ao desejo da atual Diretoria de possuir uma gestão de conteúdo eficiente em seu site não só mais fácil de acessar, mas também com melhor organização estrutural”, afirma o coordenador de Mídias da SBD, Leonardo Spagnol Abraham, lembrando a importância da participação do associado nessa mudança, no sentido de deixar sempre o perfil atualizado, incluindo seu currículo lattes, para aumentar a visibilidade com o público on-line.
O conteúdo das doenças, cerca de 160, foi revisado por uma equipe de dermatologistas, formada por coordenadores de Departamentos, e as notícias e os banners ganharam fotos com tamanho ampliado, a fim de facilitar a consulta e gerar melhor visualização e leitura em diferentes plataformas (desktop, tablets e smartphones). A parte administrativa passou por ajustes para que o dermatologista possa utilizar adequadamente serviços disponibilizados, como impressão de boletos da anuidade e atualização cadastral.
As cores do portal também estão diferentes. O espaço passa a ter tons de verde, para lembrar a cor da logomarca da SBD, além do azul, ressaltando o aspecto científico. Os botões foram alterados seguindo a nova identidade do site. A fonte Lato foi a escolhida por funcionar em todas as resoluções e ler bem em uma tela de computador e em dispositivos móveis. Outra mudança é a nova estrutura de links para melhorar o posicionamento do site das buscas no Google e Bing, chamada de SEO, sigla de Search Engine Optimization, título traduzido para o português como Otimização para Motores de Busca.
Um mesmo ponto de partida – O site da SBD passa a agregar todos os eventos realizados da SBD, incluindo campanhas anuais da entidade (Controle o Sol e Psoríase tem Tratamento) e Congressos Brasileiros. “Queremos deixar claro aos usuários que os sistemas estão integrados. Por isso, foi desenvolvida uma interface que será o local no qual o usuário encontra todos os seus sistemas. Tudo isso será gerenciado pela SBD, dando praticidade ao dermatologista na hora de pesquisar e fazer sua inscrição nos eventos que desejar, por exemplo”, considera Leonardo. O site do Congresso de Curitiba em 2018 será o primeiro a integrar o site da SBD. O próximo passo é o desenvolvimento de um aplicativo único para o Congresso de 2018 e que passará a ser utilizado em todos os outros congressos da entidade.
O portal institucional da SBD foi implementado há cerca de 15 anos, para transmitir aos médicos e ao público em geral as notícias e publicações da Sociedade de forma mais rápida e moderna. A atual reformulação foi desenvolvida a partir de um trabalho conjunto dos setores de Comunicação e Tecnologia da Informação da SBD, com a empresa MPPInterativa, responsável pela gestão e manutenção de projetos web para empresas como G1 e Ipiranga.
* Matéria originalmente publicada no JSBD.