Atenção às bijuterias: seja vaidosa sem colocar a saúde em risco
A alergia à bijuteria é um tipo de dermatite de contato muito comum, principalmente entre as mulheres, e provoca irritação, coceira e vermelhidão. De acordo com a dermatologista Carolina Feijó, este desconforto acontece por sensibilização e é causado pela reação de certa substância com a pele. – Nesse caso, são substâncias liberadas por metais menos nobres que interagem com a pele provocando os sintomas – explica. No entanto, a dermatite de contato tem tratamento e não impede o retorno ao uso dos acessórios de metais. – A utilização do antialérgico indicado pelo médico alivia os sintomas e depois de um tempo a pessoa pode voltar a usar bijuterias tranquilamente. Em alguns casos, pode-se até passar o creme antialérgico no brinco, antes de colocá-lo, por exemplo, para evitar a irritação – explica Carolina.
Segundo ela, somente em casos muitos específicos é preciso um tratamento mais intenso. – Nesses casos, é recomendado que se faça uma investigação para saber qual é exatamente o material que provoca a alergia – aconselha.
Para quem quer se prevenir, a dica, além de manter a pele sempre hidratada, é tomar alguns cuidados, como os recomendados pela especialista:
– Não use bijuterias quando for praticar exercícios físicos; não use colares ou correntes no pescoço para dançar porque a reação com o suor pode ocasionar irritação; não compre bijuterias que tenham um mau aspecto ou já estejam descascadas ou enferrujadas, por exemplo.