SBD divulga parecer sobre consulta pública da Conitec acerca da incorporação detestes em hanseníase, no SUS



SBD divulga parecer sobre consulta pública da Conitec acerca da incorporação detestes em hanseníase, no SUS

2 de dezembro de 2021 0
istock-1144547910_545x381.jpg

A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) publicou um documento com os pareceres sobre as consultas públicas (CP) nº 95, 96 e 98, que foram promovidas pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) sobre a inclusão de três testes laboratoriais de hanseníase ao Sistema Único de Saúde (SUS) .

No texto, a SBD apresenta os pontos positivos e, em caso de dúvidas ou contrapontos, expõe as preocupações da entidade para execução do plano proposto na Consulta.

CLIQUE AQUI E LEIA O TEXTO COMPLETO

A consulta de número 95 trata sobre o “Teste qualitativo in vitro, por amplificação de DNA e hibridização reversa em fita de nitrocelulose, para detecção de Mycobacterium leprae resistente a rifampicina, dapsona ou ofloxacino em pacientes acometidos por hanseníase e com suspeita de resistência a antimicrobianos” O objetivo do exame é detectar a resistência a antimicrobianos utilizados no tratamento.

Já a CP de nº96 se refere ao “Teste rápido imunocromatográfico para determinação qualitativa de anticorpos IgM anti-Mycobacterium leprae para diagnóstico complementar de Hanseníase”. Por sua vez, a CP 98 aborda o “Teste de detecção molecular qualitativa do Mycobacterium leprae para o diagnóstico de hanseníase”.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados