A condução da rosácea ainda representa um desafio à dermatologia. Assim, para discutir as mais recentes indicações a respeito dessa doença e abordar sua relação com outras comorbidades, o SBDcast recebe Clívia Maria Moraes de Oliveira, professora de Dermatologia da Universidade Federal do Pará (UFPA) e presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional Pará. Ela também é coordenadora da Biblioteca da SBD (Gestão 2021-2022). O programa conta com a moderação do 1º secretário-geral da SBD, Geraldo Magela Magalhães.
Segundo a convidada, a predisposição familiar deve sempre ser observada com atenção pelos dermatologistas, no momento da avaliação dos pacientes. No entanto, ela explicou que, além da fisiopatologia da doença, também é importante estar atento a determinados gatilhos desencadeantes, como exposição solar, consumo de bebida alcóolica e condimentos, estresse e prática de atividades aeróbicas.
Para ter acesso a outras informações sobre o tema, os participantes dessa edição do SBDcast sugerem a leitura do Consenso Brasileiro sobre Tratamento de Rosácea, publicado em 2020 nos Anais Brasileiros de Dermatologia (ABD).
ACESSO O CONSENSO BRASILEIRO SOBRE ROSÁCEA
Lançado em fevereiro deste ano, o SBDcast é uma iniciativa da Gestão 2021-2022 que traz exposições sobre assuntos de interesse para a dermatologia semanalmente, todas as quartas-feiras, exclusivamente para os associados. Para conferir este programa e edições anteriores, basta acessar o aplicativo da SBD ou a área do associado, no portal.