Temas relacionados à defesa profissional na dermatologia foram o mote da oitava edição do SBDcast, série de podcasts produzidos pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Os convidados para debater a questão foram Sérgio Palma, ex-presidente da SBD na Gestão 2019-2020, e Geraldo Magela Magalhães, 1º secretário da instituição na Gestão 2021-2022. A moderação foi do atual presidente da entidade, Mauro Yoshiaki Enokihara. O programa está disponível a partir de quarta-feira (31/3), na área do associado, ou no aplicativo da SBD.
“Defesa profissional na dermatologia consiste em ações e iniciativas que fortalecem e protegem o papel do médico dermatologista em todos os níveis e campos de atuação da especialidade. Isso inclui ações na graduação, residência médica e especialização, ao lado da Comissão Nacional de Residência Médica, e em busca do fortalecimento dos nossos Serviços Credenciados. Neste caso, a meta é otimizar o processo de ensino-aprendizagem”, explicou Sérgio Palma.
Segundo ele, o tema não se esgota e compreende iniciativas no âmbito do Judiciário; do Executivo, ao lado de comissões tais como a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec), do Ministério da Saúde, que traz acesso dos pacientes a medicamentos e melhores tratamentos; e do Legislativo. Ainda aborda a remuneração e honorários médicos junto à Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), entre outros pontos.
Prioritária – Para Geraldo Magela Magalhães, 1º secretário da SBD, a defesa profissional é pauta prioritária da atual gestão, assim como foi em gestões anteriores. O objetivo do grupo atual é dar continuidade a todas as ações em andamento e promover novas iniciativas, que tragam ganho e visibilidade para os dermatologistas, conforme previsto no Artigo 3º, parágrafo 4º, do Estatuto da entidade.
Durante o bate-papo, Palma ressaltou também a importância de o associado estar cada vez mais implicado nas ações institucionais, tanto no âmbito nacional quanto regional, participando politicamente. Para ele, isso deve ocorrer desde a formação em dermatologia, ainda na residência médica.
“Temos em nosso site uma área dedicada à defesa profissional e um departamento jurídico, que acompanha as ações da SBD. Ambos os canais estão abertos aos associados para que possam enviar suas dúvidas e relatar seus problemas junto à direção da nossa instituição. No aplicativo da SBD, temos um canal para denúncias, que devem reunir o máximo de informações e provas documentais a fim de facilitar o andamento e ações a serem tomadas”, reforça.
Lançado em fevereiro deste ano como um novo canal de conhecimento, ciência e informação da entidade, o SBDcast é uma iniciativa criada pela Gestão 2021-2022 que traz exposições sobre assuntos de interesse para a dermatologia e vai ao ar, semanalmente, todas as quartas-feiras, exclusivamente para os associados.