Mudanças nas regras de publicidade médica serão destaque em Simpósio de Cosmiatria que começa nesta semana, em São Paulo
A atualização dos termos da Resolução nº 1.974/2011, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que estabelece os critérios para a publicidade e a propaganda médicas, será o principal tema a ser tratado em mesa redonda que acontecerá durante o 13º Simpósio de Cosmiatria, Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e 6º Simpósio de Cosmiatria e Tecnologias da Regional São Paulo da SBD, entre os dias 6 e 7 de março, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo (SP).
A atividade, organizada pela SBD em parceria com a Regional São Paulo, deverá contar com a participação do 3º vice-presidente do CFM, Emmanuel Fortes Cavalcante, que será responsável pela condução desse processo, já que é também coordenador da Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos, também do Conselho. Esse grupo, que conta com a participação do presidente da SBD, Sergio Palma, acompanhará os debates sobre o assunto e subsidiará as decisões do Plenário do CFM.
“Essa será uma excelente oportunidade para que os dermatologistas presentes no evento possam interagir, conversar e apresentar suas sugestões para o aperfeiçoamento das regras de publicidade em vigor”, destaca o presidente da SBD. Segundo destacou, é importante defender a postura ética no que se refere ao uso das ferramentas de comunicação, mas não esquecendo de considerar questões como os avanços tecnológicos e mesmo as mudanças nas relações em sociedade.
Outros temas – Além da publicidade médica, a mesa, prevista para acontecer no dia 7, a partir de 9h40, deverão ser tratadas outras questões relevantes para o trabalho do dermatologista. Entre elas, estão: a defesa da especialidade diante da tentativa de invasão de competência promovida por profissionais de outras categorias; o trabalho da SBD em prol dos especialistas, da saúde e da segurança dos pacientes; a abordagem e condução do paciente com complicação de tratamentos estéticos realizados por profissionais não médicos; aspectos das responsabilidades ética, civil e penal do médico; e a importância de Consentimento Informado para os procedimentos com injetáveis e tecnologias.
Os trabalhos contarão ainda com a presença de Eliandre Palermo, presidente da SBD Regional São Paulo; Taciana Dal Forno Dini, coordenadora do Departamento de Laser e Tecnologias da SBD e presidente da SBD Regional Rio Grande do Sul; Alessandra Romiti, coordenadora do Departamento de Cosmiatria da SBD; e Débora Ormond, membro da Comissão de Ética e Defesa Profissional da SBD, membro da Câmara Técnica de Dermatologia do CFM e conselheira do CRM Mato Grosso.
“Nossa expectativa é de contar com uma grande plateia. Porém, mais do que números temos a convicção de que os participantes trarão diferentes olhares e perspectivas que ajudarão na tomada de futuras decisões. Desse modo, queremos construir um trabalho lastreado na opinião dos colegas e com base no diálogo”, assinalou Sérgio Palma.