SBD participa na AMB de debate sobre telemedicina
Presidente da SBD, Sérgio Palma, participa de reunião na sede da AMB e convoca associados para participar do debate sobre a telemedicina
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) participou nesta terça-feira (19/2) de reunião do Conselho Científico da Associação Médica Brasileira (AMB), em São Paulo (SP). Na oportunidade, representantes de mais de 50 entidades da categoria discutiram pontos da Resolução n° 2.227/2018, do Conselho Federal de Medicina (CFM), que trata da regulamentação da telemedicina no País.
O presidente da SBD, Sérgio Palma, relatou que a entidade dos dermatologistas está analisando o documento, com a ajuda de experts na área, e buscando também subsídios juntos aos seus associados. Em vídeo gravado durante o encontro ele faz um convite para que todos os associados enviem sugestões que, após avaliação, poderão compor relatório da Sociedade sobre o tema que será encaminhado ao CFM e à AMB.
Ao fim da reunião, ficou acordado que as filiadas à AMB poderão elaborar suas propostas em até 60 dias e enviar para análise, sendo que o CFM concordou em dispensar o tempo necessário para fechamento de um texto normatizador da prática que contemple sugestões e críticas à Resolução.
De acordo com Palma, entre os pontos que devem receber contribuições das entidades médicas, está um detalhamento sobre o que são áreas geograficamente remotas, conforme citado no texto. Também devem ser melhor definidas a atuação de outras categorias no atendimento à distância e questões relacionadas às exigências técnicas para uso da telemedicina nos consultórios.