Em nome dos dermatologistas brasileiros, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) manifesta publicamente sua indignação à matéria “Erro médico”, publicada na edição 391 da revista Superinteressante. O texto reforça “eventos adversos em hospitais”, definidos como “fatores decorrentes de condições adquiridas nos hospitais”, sendo a segunda causa de morte mais comum no país.
A SBD acredita numa relação médico-paciente pautada pela confiança, respeito e ética. Salienta que o termo “erro médico”, mencionado na reportagem, atribui ao médico a responsabilidade por acontecimentos bem mais complexos e induz o leitor a interpretações enganosas, sem mencionar os problemas estruturais da saúde, estes denunciados sistematicamente pelos conselhos de medicina de todo o país. Também lamenta o tom alarmista dado à capa, cuja imagem sugere uma serpente a ameaçar o paciente.
Assim como o Conselho Federal de Medicina (CFM), a SBD defende que o atendimento em saúde no Brasil se dará com “adequada capacitação das equipes de assistência e a qualificação da rede pública e privada, o aumento de investimentos, a valorização de profissionais, o aperfeiçoamento da gestão e a criação de mecanismos eficazes de avaliação, monitoramento e controle”.
A luta da entidade é para a redução de problemas que interferem os rumos da medicina, para que os profissionais de saúde tenham condições dignas de trabalho e a população o atendimento que merece.
Diretoria da SBD
Gestão 2017/2018