Informe-se com 10 perguntas



Informe-se com 10 perguntas

25 de setembro de 2017 0

O que é a psoríase?

A psoríase é uma doença inflamatória da pele, crônica e autoimume, com origem genética em 30% dos casos. Não é contagiosa e se caracteriza por lesões avermelhadas e descamativas, normalmente em forma de placas. Atinge principalmente a população com idades entre 20 e 40 anos, afetando igualmente homens e mulheres, mas em 15% dos casos surge na infância. Assim como outras doenças crônicas como diabetes e hipertensão, a psoríase ainda não tem cura definitiva, mas, com tratamento adequado, pode ser controlada.

Qual é a probabilidade de desenvolver a doença?

A psoríase atinge cerca de 3% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Qual é a causa?

Até hoje não se sabe os motivos causadores da doença, mas pesquisas científicas demonstram que,em 30% dos casos, o fator genético está envolvido. No entanto, estresse emocional, traumas ou irritações na pele, infecções na garganta, baixa umidade do ar ou certos tipos medicamentos podem desencadear a doença ou aumentar sua intensidade.

Quem pode diagnosticar?

O dermatologista é o especialista apto a diagnosticar a doença, por meio de exame clínico. Algumas vezes é necessário uma biópsia, uma análise por microscópio de um fragmento da pele. Ao escolher um médico, verifique se ele faz parte a Sociedade Brasileira de Dermatologia, acessando www.sbd.org.br.

Quais são os sintomas?

A psoríase apresenta um conjunto variado de sintomas, que às vezes podem ser confundidos com sinais de outras doenças de pele. Mas os sintomas mais comuns são lesões róseas ou avermelhadas, recobertas por escamas esbranquiçadas, que afetam a pele, especialmente em cotovelos, joelhos, couro cabeludo, unhas, palmas das mãos e plantas dos pés. Pode surgir na forma de pequenas manchas escalonadas, coceira, queimação e dor, unhas grossas, sulcadas ou com caroços. Quando a doença atinge as articulações provoca dor e artrite.

Quais são as áreas do corpo mais afetadas?

As áreas mais atingidas costumam ser cotovelo, joelho, couro cabeludo e tronco

Como é o tratamento?

O tratamento deve ser sempre indicado por um médico. Nos casos mais leves, normalmente são prescritos medicamentos como pomadas, loções, xampus ou gel. Em casos mais avançados, são indicadas sessões de fototerapia por ultravioleta, com ou sem remédio, medicamentos de uso oral ou injetável.

Como amenizar as crises?

Durante as crises, intensifique a hidratação da pele, aumenta a exposição ao sol e evite banhos demorados e quentes. Escolha roupas leves, de preferência de algodão, que permitam a ventilação da pele.

Uma pessoa com psoríase pode levar uma vida normal?

Sim. A psoríase não deve ser motivo de desconforto ou impedimento para qualquer atividade. A doença só se torna incapacitante quando acompanhada de depressão, que afasta o paciente do convívio social. Muitas vezes a depressão ocorre em função a falta de informação sobre a doença e de um consequente preconceito.





SBD

Sociedade Brasileira de Dermatologia

Av. Rio Branco, 39 – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20090-003

Copyright Sociedade Brasileira de Dermatologia – 2021. Todos os direitos reservados