O conhecimento do papel atribuído ao médico dermatologista e o valor correto do profissional perante a população e a própria classe médica são o mote da nova campanha publicitária de valorização do dermatologista, com lançamento em setembro, durante o Congresso Brasileiro. O objetivo é promover mudança de comportamento da população, para melhor entendimento da importância do profissional tanto no diagnóstico de questões relativas à pele, às unhas e aos cabelos e seus cuidados clínicos como nos procedimentos cirúrgicos e estéticos, além de suas complicações.
Com os conceitos “O conhecimento muda tudo” e “Não arrisque sua pele” as peças produzidas com base em situações vivenciadas pelo paciente e no ambiente de consultório estimulam a reflexão do tema, ressaltando a qualificação, o profissionalismo e a competência do médico para realizar ações que, quando colocadas nas mãos de outros profissionais, podem expor pacientes a situações de risco, incluindo risco de vida.
Para o presidente da SBD, José Antonio Sanches, a campanha, que seguirá até julho de 2018, mostra a intenção da SBD de oferecer à população o melhor entendimento da função do dermatologista, “valorizando o médico especialista da SBD, que tem conhecimento técnico para diagnosticar e tratar, bem como desassociando o dermatologista de procedimentos mal executados por não médicos”.
A campanha vai estimular o engajamento dos médicos associados − em sua maioria mulheres (74%), com idades entre 30 e 40 anos − como o canal de divulgação da própria comunicação para uma defesa ainda mais eficaz da sua prática médica. “O associado será o grande protagonista e disseminador do tema, para que, assim, a mensagem chegue com eficiência ao paciente que busca informações sobre o tratamento desejado”, explica Sanches. Grande parte do público-alvo também é composta de mulheres (65%), que são as principais decisoras de compras e cuidados com a saúde do lar e que utilizam a internet regularmente. São elas que a campanha pretende atingir especialmente.
Para promover esse esclarecimento, as peças publicitárias terão forte divulgação na internet (redes sociais) e sites formadores de opinião, e filmes serão exibidos em TV de prédios comerciais e aeroportos (mídia indoor). De dezembro a fevereiro, o #verãolaranja estimulará a proteção da pele com relação à exposição ao sol. E a partir de março até julho de 2018, a campanha entra na sua segunda fase com novas ações, incluindo uma especial para o Dia do Dermatologista, em 5 de fevereiro.
Lançamento – Algumas atividades e ações especiais serão divulgadas no 72º Congresso Brasileiro de Dermatologia, na Costa de Sauípe, em setembro no estande da SBD, entre elas, a veiculação de vídeo institucional valorizando a especialidade e ressaltando o compromisso do dermatologista com a profissão e o paciente.
* Matéria originalmente publicada na edição de julho/agosto do JSBD.