Dermatologistas da Regional Bahia coordenados pela presidente Anete Olivieri participaram nesta sexta-feira (31/3) do primeiro programa do ano da ação “Bem Estar Global”, da Rede Globo, em parceria com o Sesi. O evento ocorreu de 8h às 14h, na Arena Fonte Nova, em Salvador, no bairro de Nazaré. Ao todo, oito sociedades médicas e associações estiveram presentes nesta edição. Na Tenda da da Pele e do Cabelo, especialistas da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) prestaram cerca de 400 atendimentos e orientaram o público sobre melanoma acral, um tipo raro de câncer da pele, e cuidados com os cabelos.
A paciente Renilda de Jesus durante o atendimento
"Vim porque eu estou uma mancha nas costas, mas a médica disse não é nada. Esse trabalho voluntário dos médicos é muito bonito", disse Renilda de Jesus, 61 anos. Quem precisava colocar em dia o exame dermatológico, conseguiu aproveitar a oportunidade. "Precisava ir a um especialista há muito tempo. O Bem Estar Global foi uma boa oportunidade para conversar com um dermatologista e tirar minhas dúvidas", explica Adelmo Barreiros, de 41 anos. A dona de casa Francisca Ferreira (foto a seguir) foi um dos casos de melanoma acral diagnosticados pela equipe da SBD. Com um melanoma na planta do pé, Francisca foi encaminhada para tratamento no Hospital Aristides Maltez.
"Esse evento é mais importante para esclarecimento da população do que realmente para tratamento em si, a não ser nesses dezoito casos de câncer da pele, vitiligo e psoríase diagnosticados. Esperamos que os associados possam sempre ajudar atuando em ações como essa que ocorrem em todo o Brasil", comenta a presidente da SBD-BA, Anete Olivieri. Além da dela, integraram a equipe os membros da Diretoria da SBD-BA, Ariene Paixão (vice-presidente), Paulo Roberto Machado (delegado da Regional e presidente do DermatoBahia), Silvana Dall'igna (delegada) além dos associados Flávia Bastos, Andrea Carvalho, Marilu Nogueira, outros especialistas da área da saúde e estudantes da Liga Acadêmica de Dermatologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e do Complexo Hupes.